O que é employer branding e como implantá-lo?

O que é employer branding e como implantá-lo?

Atrair e reter talentos é uma das tarefas mais importantes para as empresas – e a satisfação com o local de trabalho está diretamente ligada à essa ação. Para medir como sua empresa é vista e a popularidade dela entre os colaboradores, foi criado um índice chamado de employer branding.

Não conhecia esse índice? Está curioso para saber como ele funciona e como adotá-lo na sua empresa? Continue lendo esse artigo.

Mas o que é o employer branding?

Em tradução livre, employer branding significa a reputação da organização como empregadora. O termo costuma ser associado não apenas ao êxito no recrutamento e contratação de funcionários, como também ao baixo turnover –  índice de rotatividade dos colaboradores.

Essa estratégia tem como finalidade gerar uma percepção positiva do mercado sobre sua empresa como local de trabalho, reforçando os pontos positivos de como é trabalhar na organização.

Quando bem executada, a empresa consegue fortalecer a imagem dela e atrair pessoas talentosas para o quadro de funcionários, mostrando que o local oferece uma oportunidade para o desenvolvimento de potencial produtivo e valorização profissional.

Assim, não apenas candidatos talentosos disputam as vagas disponíveis, como também os atuais colaboradores se empenham ao máximo para permanecerem no time.

Também é possível considerar o employer branding como uma estratégia que visa a construção e a manutenção da imagem positiva para os clientes da marca já que se uma empresa é bem vista pelos funcionários, é muito provável que ela também seja admirada pelos consumidores.

Como adotar o employer branding na minha empresa?

Qualquer implementação, por mais simples que seja, requer atenção e cautela. Se envolver pessoas, os cuidados devem ser redobrados pois cada colaborador possui uma maneira diferente de absorver novidades.

Por isso, papel e caneta na mão para anotar os passos recomendados para ter os resultados desejados.

Defina seu objetivo e planeje uma estratégia

Você espera que o employer branding melhore o ambiente de trabalho? Aumente a atração de candidatos para vagas? Melhore a cultura organizacional da empresa?

Como em qualquer case de sucesso, é essencial estruturar um plano. Além de definir o objetivo da implantação, é importante definir o time que atuará no projeto e a tática que será utilizada, preparando as lideranças que forem importantes para participarem. Depois de tomar essas decisões, defina os indicadores que lhe permitirão acompanhar a eficiência das suas estratégias.

Outro fator importante é definir a mensagem que se quer passar na comunicação com o público que deseja atingir. Embora as ações da empresa demonstrem as intenções em relação aos empregados, a forma de comunicar cada uma delas pode ser um diferencial à parte. Dê preferência para um discurso de fácil entendimento, claro e que permita uma interação agradável.

Faça uma análise interna

Também é importante conhecer com o que está lidando. Portanto, que tal ouvir as pessoas e fazer um levantamento da percepção atual dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho?

Desde os maiores talentos até os críticos, permita que todos possam expressar o que é importante para a permanência na organização e quais os fatores que tornam as propostas dos concorrentes tentadoras.

Neste momento, considere além do investimento financeiro – remuneração e benefícios – a cultura organizacional, como a flexibilidade, possibilidades de desenvolvimento de carreira, transparência e estilo de liderança.

Preste atenção na boa comunicação

Se a empresa não se comunica de forma eficaz com seus empregados, ela provavelmente não está aplicando o employer branding de maneira efetiva. Isso pode dificultar o engajamento e a troca de ideias entre colaboradores e gestores e entre times.

Algumas das alternativas que podem aperfeiçoar essa comunicação são:

  • Divulgar internamente as boas práticas da organização
  • Elaboração de material que ofereça informações relevantes sobre o negócio e a cultura organizacional
  • Treinamento de gestores para aturarem de forma mais próxima
  • Oferecer um canal de comunicação para que possam se expressar livremente

Identifique o perfil da sua empresa

Cada empresa é diferente, por isso suas necessidades são únicas e devem ser levadas em consideração durante o planejamento do employer branding. Definir os conhecimentos e as habilidades que os colaboradores devem ter são alguns dos fundamentos para formar o time correto.

Colocar os profissionais da empresa no centro de atenção e os transformar em protagonistas da própria história para contar uma ainda maior, também pode colocar a empresa sob os holofotes da referência mercadológica. Todo o empenho dos colaboradores impulsionará a marca e aumentará o interesse daqueles que estão fora, em busca de novas oportunidades e desafios.

Estabeleça atrativos

Outro ponto importante para se levar em consideração é sobre as expectativas e anseios de quem já está na empresa e quem pensa em atrair um respectivo grupo.

Se a sua empresa quer, por exemplo, renovar a gestão e identificou que seu grupo-alvo pertence à geração Y, salários e cargos já não são os principais diferenciais. Esse grupo procura empresas nas quais se sentem engajados em sua missão, visão e valores, garantindo um significado aos seus esforços. Caso o contrário, não hesitarão em mudar para uma empresa que possa garantir isso.

Salários compatíveis são necessários, mas, além disso, deve-se investir no fornecimento de um pacote de vantagens e benefícios que retenham esses talentos. Utilize as respostas que você obteve dos atuais colaboradores como um ponto de partida para definir quais são os atrativos que mais agradam o seu grupo-alvo.

Já utilizo o employer branding, e agora?

E para quem já utiliza o employer branding, mas quer reforçá-lo, algumas ações que podem ser adotadas são a atenção redobrada na cultura organizacional, o investimento em um ambiente de trabalho agradável ou um simples reconhecimento e elogio para o colaborador e/ou equipe que executou um trabalho com excelência.

Com algumas mudanças no ambiente de trabalho e na cultura organizacional, é possível ver a mudança nos colaboradores e também na empresa como um todo.