O que é blended learning? Saiba os benefícios e como usá-lo!

O que é blended learning? Saiba os benefícios e como usá-lo!

Se você está familiarizado com o ensino à distância, possivelmente já ouviu falar de blended learning. Porém, apesar de ter crescido em popularidade nos últimos anos, principalmente por causa de suas vantagens, ainda existem dúvidas em torno da sua definição.

Então, o que é a blended learning? Quais benefícios ela oferece para as instituições e aos alunos? Como usá-lo? Continue lendo e descubra!

O que é blended learning?

Esse método de aprendizagem combinada é uma abordagem que combina materiais educacionais e interação online com métodos tradicionais de sala de aula físicas. Ou seja, ele utiliza, de forma complementar, a plataforma de ensino online e as aulas presenciais, promovendo a integração das novas tecnologias à educação.

Mas atenção! O ensino híbrido não se trata apenas de disponibilizar online alguns exercícios para que os alunos possam fazer quando tiver acesso à internet. Na verdade, o sistema fomenta a pesquisa e os estudos autônomos, de forma a tornar o aluno um protagonista do seu próprio saber.

Na aprendizagem online, parte do ensino envolve o aluno sendo capaz de gerenciar o ritmo em que aprende e parte é conduzida por instrutores, geralmente através de webinars, permitindo que os alunos remotos se envolvam mais facilmente.

Essencialmente, através da aprendizagem mista, a formação online e ministrada por instrutores é complementar e cria um ambiente de aprendizagem integrado.

Quais os benefícios da aprendizagem combinada?

Um modelo de aprendizagem combinada é, sem dúvida, uma ótima maneira de aumentar a experiência do aluno, mas suas vantagens vão além disso.

A aprendizagem combinada oferece ao aluno conveniência e flexibilidade, permitindo que ele controle seu ritmo de aprendizagem e aprenda remotamente. Além disso, pesquisas acadêmicas sugerem que a aprendizagem combinada oferece aos alunos uma compreensão mais abrangente do conteúdo do curso.

Já para as organizações, a aprendizagem combinada reduz custos como materiais impressos e locação de espaços físicos. Com o blended learning, as empresas podem utilizar diferentes métodos de ensino à distância, como webinars e gamification, que resultam em um melhor envolvimento dos alunos. Com ela, também é mais fácil acompanhar o desenvolvimento dos alunos no treinamento.

Como utilizar o blended learning?

Se você está pensando em implementar o blended learning na sua instituição ou empresa, saiba que é importante planejar com cuidado essa estratégia para que o aprendizado não seja prejudicado. Por isso, atenção nas dicas abaixo para traçar uma estratégia mais eficiente:

1. Defina os objetivos da aprendizagem

Assim
como em qualquer planejamento, é essencial identificar quais são os principais
objetivos dessas aulas. Quais conhecimentos ou competências os alunos devem ter
desenvolvido até o final das classes?

2. Escolha as metodologias e tecnologias

Após ter identificado os objetivos da sua aula, será necessário definir quais recursos, tanto online como offline, serão necessários.

Já que o blended learning permite uma grande gama de transmissão de conhecimento, é necessário ter cuidado para escolher o que será mais adequado para as suas classes.

Enquanto uma prova pode ser mais adequada online, um bate-papo terá um resultado mais eficiente se for realizado presencialmente. Pense nos resultados que você espera que os alunos alcancem com cada atividade para, então, definir em qual meio ela será oferecida.

3. Incentive a interação

A interação entre alunos e professores é uma das principais vantagens desse tipo de ensino em relação à educação à distância. Quando os alunos conversam uns com os outros, conseguem compartilhar experiências e aplicar o conteúdo que estão aprendendo com mais facilidade.

Por isso, incentive a interação entre as pessoas. Como? Selecione técnicas e metodologias que favoreçam o convívio e a discussão dos assuntos abordados nas classes.

4. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos

Seja online ou presencialmente, o progresso dos alunos deve ser avaliado ao longo do processo. Isso é importante para que os alunos se sintam apoiados, além de permitir que você receba feedbacks sobre a eficiência do seu curso ou treinamento.

Você pode fazer isso por meio de questionários ou um sistema de comentários ao fim de cada classe, por exemplo.

5. Mantenha a consistência

É comum que pessoas e instituições que decidem aplicar uma estratégia de blended learning se esqueçam da coerência entre os métodos de entrega online e presencial dos conteúdos. Porém, quando isso acontece, a eficácia do curso ou treinamento acaba sendo prejudicada.

Então preste atenção na conexão entre os aspectos presenciais e remotos para que os alunos se sintam mais envolvidos e motivados durante todo o processo, ok?

O que você achou do blended learning? Nos conte o que achou dessa modalidade e se você planeja utilizar esse método de ensino!