Universidade corporativa: como montar e quais benefícios?

Universidade corporativa: como montar e quais benefícios?

As empresas têm acreditado cada vez mais na formação de seus colaboradores como uma maneira de ter uma equipe que possa entregar o melhor trabalho possível para a organização e, consequentemente, para o cliente.

Por isso, muitas organizações já investem ou pensam em investir na Universidade Corporativa (UC). Se você quer saber um pouco mais sobre os benefícios de uma UC dentro da sua organização, continue lendo para descobrir mais sobre esse investimento.

O que é a Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa é um instrumento-chave na estratégia de capacitação dos colaboradores. Uma ferramenta interna de desenvolvimento de colaboradores, ela é responsável por distribuir conhecimento e aprimorar os profissionais dentro de uma organização.

Na Universidade Corporativa, a maioria dos cursos oferecidos é realizada a distância por causa da flexibilidade, redução de custos e padronização do ensino. Com esse instrumento, é possível capacitar um grande número de colaboradores ao mesmo tempo com gastos reduzidos.

Quais são as principais vantagens da Universidade Corporativa?

A integração da Universidade na estratégia de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores oferece vários benefícios, como:

Cursos com o ‘DNA’ da empresa

Como os cursos são desenvolvidos pelo time de treinamento ou outros especialistas, a mensagem é sempre alinhada à cultura e aos valores do negócio.

Treinamento contínuo e focado

Um dos principais benefícios na Universidade Corporativa é a continuidade e foco do treinamento que é transmitido aos profissionais. Isto é, existe um alinhamento no que é dito, respeitando os valores e a própria cultura organizacional.

Como grande parte do treinamento pela Universidade Corporativa é feito online, é muito mais fácil ter continuidade porque todas as aulas podem ser feitas por meio dos vídeos produzidos e disponíveis na plataforma online.

Ela também garante maior foco, tornando possível se reter nos pontos que realmente interessam à empresa e aos talentos, fugindo da teoria que torna o conteúdo mais denso e demorado.

Flexibilidade no acesso aos cursos

Com uma rotina cada vez mais corrida, a Universidade Corporativa contribui na flexibilização do tempo, porque possibilita o acesso aos cursos online no momento e no local mais apropriados, otimizando o processo de aprendizagem.

Motivação e engajamento

Entre as novas gerações, não existe mais o objetivo de ter uma longa carreira na mesma empresa. Portanto, é fundamental manter os colaboradores – principalmente os talentos – motivados e desafiados para que eles permaneçam na equipe.

A universidade corporativa facilita que esse objetivo seja alcançado, uma vez que ela promove treinamentos e o desenvolvimento dos talentos, fazendo com que eles se sintam mais engajados e motivados dentro do negócio.

Aumento da satisfação interna

Um dos principais motivos para que talentos deixem a empresa é sua insatisfação com o ambiente de trabalho, causada por frustrações com fatores como salário, responsabilidades e a falta de um plano de carreira.

A universidade corporativa auxilia os colaboradores a terem uma visão clara de suas responsabilidades e faz com que eles saibam o que esperar da empresa, reduzindo a insatisfação e aumentando as chances de retenção.

Bons resultados para a empresa

O treinamento da equipe oferece também vantagens para a empresa. Além do aumento de competitividade, a Universidade Corporativa facilita o desenvolvimento da equipe, tornando-a mais bem preparada para aproveitar as oportunidades existentes.

Também há benefícios financeiros para a companhia, já que os cursos online podem ser replicados quantas vezes forem necessárias, garantindo o aprimoramento dos colaboradores e sem culminar em gastos exorbitantes.

O que é preciso para adotar a Universidade Corporativa em sua empresa?

Assim como em qualquer mudança, o primeiro passo é se planejar. E neste planejamento é importante entender quais as necessidades e anseios dos colaboradores, além do tempo que eles possuem atualmente para se dedicar aos estudos. Também é preciso ter em mente a missão, visão e valores do negócio, que devem ser transmitidos durante os cursos.

Além disso, é preciso ter objetivos e metas claras para o crescimento. A Universidade Corporativa faz parte de uma estratégia maior e deve contribuir para o seu alcance. Por isso, é fundamental definir indicadores e métricas de melhoria, assim como metas para curto, médio e longo prazo.

E como os cursos da Universidade Corporativa estarão online, é preciso contar com uma boa plataforma para armazená-los e disponibilizá-los aos talentos da empresa. E a UpBrain pode ser a sua solução.

Criada para profissionais e empresas de todos os portes e segmentos, a plataforma oferece o que você precisa para hospedar seu curso online e oferecer uma excelente experiência de aprendizagem.

E se você ficou com alguma dúvida, só entrar em contato com um dos nossos especialistas para saber mais sobre os recursos oferecidos pela UpBrain.