Como avaliar os colaboradores e melhorar o desempenho da sua empresa

Como avaliar os colaboradores e melhorar o desempenho da sua empresa

É fundamental para uma gestão eficiente de pessoas ter uma avaliação de como os colaboradores estão exercendo suas atividades e qual o resultado de investimentos como treinamentos e projetos de desenvolvimento.

Somente assim a corporação saberá quais caminhos seguir nas próximas ações a serem feitas. O que funcionou como esperado? O que precisa ser alterado?

Por isso, a avaliação de desempenho é um dos pilares da prática da gestão de desempenho e uma das principais ferramentas para verificar a performance de um grupo ou de indivíduos isolados, melhorando os resultados coletivos e individuais.

Se sua empresa ainda não sabe como avaliar os colaboradores, continue a leitura e conheça alguns que são considerados os principais métodos de avaliação!

Avaliação por planilha e/ou gráficos

Por ser conhecido como um método de fácil aplicação, esse tipo de avaliação é muito popular entre as empresas. Para fazer usar esse formato, é preciso construir uma tabela com 6 colunas.

Na primeira coluna são anotados os itens que precisam ser avaliados e que são relevantes para o bom desempenho da sua empresa. Algumas sugestões são: pontualidade, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, produtividade, metas alcançadas, entre outros.

Nas outras cinco colunas é onde se coloca o grau das capacidades selecionadas pela empresa. São eles: ótimo, bom, regular, fraco, péssimo.

Normalmente, essa escala é preenchida pelo coordenador imediato do colaborador. A partir de então, o gestor deve conversar com o funcionário a fim de explicar os resultados e então focar em maneiras de melhorar os dados ali presentes.

Lembrando que essa conversa deve ser feita individualmente e de maneira sutil, sem fazer com que o profissional se sinta exposto.

Objetivos e metas alcançadas

Como o próprio nome sugere, esse método qualifica os resultados obtidos por meio das metas batidas pelos colaboradores. Muito utilizado pela área de vendas, esse método também pode ser adaptado para outras empresas. Se você trabalha com produção, por exemplo, qual a meta do setor para aquele mês?

Esse formato de avaliação é mais preocupado em mensurar os fins, e não os meios. Por isso, ao mesmo tempo que pode ser muito útil na hora de definir números e metas, pode ser falha na questão humana.

360 graus

Esse formato é atualmente o mais completo. Ele envolve a avaliação não apenas dos gestores, mas também dos colegas, subordinados, clientes, fornecedores e também a autoavaliação. Assim, esse método faz com que o colaborador saiba a forma que ele é visto por todos que estão ligados à sua carreira.

O profissional não saberá quem deu cada um dos feedbacks, porém, terá um panorama geral da forma que é visto na empresa em que trabalha. Assim, conhecerá seus pontos mais fortes e mais fracos e o que precisa melhorar.

Já com a autoavaliação, ele saberá se a visão que tem de si próprio está coerente com a imagem que passa aos colegas de trabalho. Um importante exercício de autoconhecimento – e que pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Como esse método também permite aos colaboradores avaliar seus superiores e sugerir melhores, ela promove uma satisfação entre os funcionários.

Esses são apenas três métodos de avaliação de colaboradores, que são bem diferentes entre si, mas igualmente importantes. Cabe à sua empresa decidir quais são decisivos para melhorar o desempenho da corporação.

Ah, vale lembrar que é possível aplicar mais de um método de avaliação – e que essa deve ser uma atitude frequente e constante na empresa.

Mas antes de qualquer atitude, não se esqueça que o principal objetivo de saber como avaliar funcionário é saber identificar as dificuldades da empresa e estimular o desenvolvimento dos colaboradores – tanto no lado pessoal quanto profissional.