Sete dicas para evitar que seu curso online fique desatualizado

Sete dicas para evitar que seu curso online fique desatualizado

Você investiu tempo e dinheiro criando, montando e divulgando um curso online que pudesse atingir um grande público e lhe desse um retorno financeiro e também profissional. Porém, alguns anos ou até meses se passaram e você sente que ele ficou ultrapassado. E agora?

Essa preocupação não é em vão. Afinal, ninguém quer que seu investimento em produzir um curso online deixe de ser interessante para sua audiência – ainda mais em um curto período de tempo.

Para te ajudar, criamos um post com sete atitudes que você pode desenvolver para lhe ajudar a atualizar seu produto e mantê-lo sempre atual. Pegue papel e caneta e confira o post!

Atualize seu conhecimento…

Ao decidir montar um curso online, você provavelmente pesquisou muito sobre o tema das aulas – ou até mesmo já sabia muito sobre o assunto.

Porém, muitos acreditam que o trabalho está terminado após o o material ter sido criado e vendido. Mas é importante que você continue buscando aprender sobre o nicho do seu curso para não ficar para trás.

Estamos em uma época de constante desenvolvimento e é provável que seus alunos queiram falar sobre as novidades do ramo e sanar dúvidas com você, o professor.

Portanto, quanto mais informações você tiver, maiores as chances de atender seu público e deixa-los satisfeitos com seu serviço.

…para poder atualizar seu curso online sempre que for necessário

Quanto mais você estuda, mais aprende. E com isso, é possível perceber melhor as brechas no conteúdo que você não tinha notado antes. Algo que não foi tão bem explicado, algum tópico que não foi abordado, não tenha medo de modificar seu material.

Mas se você fizer alterações enquanto os alunos estão realizando o curso, é importante notifica-los das modificações. Se o assunto for muito extenso, que tal investir em um e-book para complementar o estudo?

Preste atenção nas críticas

É impossível agradar todas as pessoas com o mesmo conteúdo, e isso inclui os cursos online. Portanto, é provável que você receberá críticas pelo material que criou.

Se após separar o joio (críticas vazias, que buscam insultar) do trigo (críticas construtivas) você ter com o que trabalhar, preste atenção no que é pedido. Quem sabe até alguma nova ideia de atualização desse curso ou um outro curso pode surgir a partir de um feedback?

Não se esqueça da experiência do aluno

Nos negócios, a empatia também é importante. E no mundo da produção dos cursos online, isso significa se colocar no lugar do aluno.

Dessa maneira você consegue entender o que o aluno possivelmente está sentindo ao comprar e fazer seu curso e quais mudanças aprimorariam a experiência do usuário durante os estudos.

Confira a concorrência

Mesmo que seu curso online seja considerado o melhor do nicho, nunca se esqueça de conferir o que a concorrência está oferecendo aos alunos.

Cada pessoa cria produtos diferentes, portanto é válido conhecer as novidades e novas abordagens do mesmo assunto para definir o que vale ser adaptado para o seu material – e lógico, sem plágio!

Invista em treinamentos e eventos

Os treinamentos e eventos se encaixam na categoria de estudos mas não apenas nela! Há diversas programações para quem está no mercado digital de diferentes nichos e com diferentes profissionais.

Ao frequentar esses eventos, você não só aprende nas palestras e workshops, como também acaba realizando networking (conhecer e se relacionar com pessoas que atuam no mesmo mercado que você).

Com isso, você pode ter novas ideias para seu curso online, além de fazer contato com pessoas que possam ser seus parceiros futuramente.

Pense no presente, mas não se esqueça do futuro

Os cursos online são uma excelente solução para se aperfeiçoar e melhorar o currículo para conquistar novos cargos. Quem estuda está olhando para o futuro.
Mas e você, que produziu o curso? Quais são seus objetivos de pequeno, médio e longo prazo? Seu curso será útil daqui 5 meses ou 5 anos?

Planejar o futuro é essencial para compreender o que deve ser feito para seu produto seguir atual e desejado por quem busca aprender.