Plano de Carreira: passo a passo para elaborar na sua empresa

Plano de Carreira: passo a passo para elaborar na sua empresa

Plano de Carreira é um programa que estrutura o caminho que cada colaborador irá percorrer para crescer dentro da empresa e a forma que a empresa irá ajudá-lo.

Esse planejamento inclui as habilidades e competências necessárias para alcançar cada posição hierárquica: formação, tempo de trabalho, projeções de aumento de salário e melhorias com cursos de especialização.

Por meio de um bom Plano de Carreira, a empresa atrai e retém talentos, desenvolve ao máximo seus potenciais e, ao contratar profissionais, oferece a eles uma visão de crescimento antes mesmo de ingressar no cargo.

Além disso, o Plano de Carreira deve proporcionar ao funcionário a possibilidade de se desenvolver e planejar seu futuro na organização, levando em conta seu desempenho e motivação no trabalho.

Com um Plano de Carreira, o funcionário tem a oportunidade de saber por quais etapas vai passar na hierarquia da empresa e por quanto tempo ele vai trabalhar em cada uma delas.

Assim, o colaborador conhece bem o que pode esperar para os próximos meses, quais degraus tem capacidade para subir e como desenvolver as competências necessárias para que ele chegue até o topo.

Como elaborar um Plano de Carreira na empresa?

A elaboração estratégica do Plano de Carreira deve alinhar tanto os interesses da empresa como dos colaboradores, para que seja vantajoso para todos e garanta a sustentabilidade de toda a organização.

Conheça agora o passo a passo para elaborar um efetivo Plano de Carreira:

1. Alinhe os interesses da empresa aos de seus colaboradores

Encontre sempre um ponto de equilíbrio entre o que é bom para sua equipe e como sua empresa pode crescer com isso. Agindo assim, você garante que o planejamento tenha resultados interessantes para todos.

Este é o momento de conhecer melhor seus funcionários, ouvi-los individualmente para entender suas perspectivas profissionais e pessoais, seus objetivos e competências.

Alinhe com o colaborador o que ele espera da empresa, quais cargos pretende ocupar e em quanto tempo quer evoluir. Esse levantamento serve como base para elaborar Planos de Carreira consistentes e adaptados à realidade de sua equipe.

2. Valorize as potencialidades e incentive a participação

Tenha foco nos pontos mais fortes e positivos de cada colaborador no momento de elaborar seu Plano de Carreira. Potencialize as habilidades que aquele profissional já possui para agilizar o crescimento individual e trazer resultados para a empresa em um espaço de tempo menor.

Incentive seu funcionário a participar ativamente com ideias e sugestões e aproveitar as oportunidades oferecidas e suas maiores habilidades de modo criativo e prático. Dessa forma, a empresa constrói a cultura colaborativa e o profissional garante reconhecimento e visibilidade.

3. Mapeie os cargos, competências e relações hierárquicas

Para planejar as carreiras dentro da empresa, é fundamental desenvolver um plano de cargos e salários, que detalha todas as posições que existem na empresa.

Mapeie também as relações hierárquicas da organização, as atribuições e competências necessárias para desempenhar cada função.

Todos esses documentos oferecem uma visão completa do organograma da empresa e auxiliam na hora de traçar as linhas evolutivas para as carreiras lá dentro.

4. Determine as progressões de carreira

Após o mapeamento das posições hierárquicas da empresa, o passo seguinte é determinar como será a progressão de carreiras.

Há vários tipos de Planos de Carreira com diferentes movimentações tanto na direção vertical (posições superiores na mesma área) como na direção horizontal (posições de mesmo nível hierárquico em diferentes áreas).

Cada empresa deve, então, definir os possíveis caminhos para cada funcionário de acordo com seu cargo atual. Para cada posição, você deve definir:

  • Progressão vertical ou horizontal a partir do cargo que ocupa;
  • Competências exigidas para alcançar novas posições;
  • Prazo mínimo no cargo para conquistar promoção ou transferência;
  • Critérios de avaliação para a progressão na carreira.

5. Estabeleça metas

É fundamental traçar metas com as atividades necessárias para a evolução no Plano de Carreira. E para que elas possam ser atingidas, é preciso estipular prazos e criar um plano de metas claro e aberto a adaptações.

Com base em pontos diagnosticados e no entendimento dos objetivos, o funcionário tem uma visão objetiva de sua trajetória e quais caminhos ele deve percorrer e aspectos a melhorar para conquistar o cargo almejado.

Tanto empresa quanto colaborador precisam tomar decisões realistas e estar cientes de suas limitações. Neste caminho, o gestor deve incentivar os funcionários a atingirem as metas com planejamento e a buscarem sempre capacitação para alcançá-las.

6. Desenvolva treinamentos e atualizações constantes

Estruturar treinamentos adequados às necessidades dos colaboradores é essencial para implementar o Plano de Carreira. Aproveite as avaliações de desempenho para identificar quais conteúdos, cursos ou workshops podem ajudar a melhorar as competências nos colaboradores.

Além de cursos para desenvolver habilidades técnicas, é importante também oferecer treinamentos comportamentais – para desenvolver a liderança, comunicação e trabalho em equipe – e institucionais, para que os colaboradores se mantenham atrelados à cultura da empresa.

7. Faça avaliação e dê feedback constante

As avaliações periódicas com as adequações necessárias são muito importantes para o planejamento de longo prazo na empresa e para manter o colaborador motivado a cumprir suas metas e garantir o crescimento.

O gestor deve estar capacitado para conduzir um feedback estruturado para guiar cada profissional a desenvolver seu potencial máximo, que traga vantagens competitivas para a empresa.

Para isso, ele pode utilizar ferramentas de controle de produtividade, capacitação, canais de comunicação, relatórios de desempenho e dados de treinamentos já realizados.

O Plano de Carreira estimula a motivação, o engajamento, a liderança, o espírito empreendedor e a competitividade dos colaboradores, ao mesmo tempo em que proporciona o crescimento da empresa. Além de atrair talentos para sua equipe, empresas que oferecem Plano de Carreira diminuem o turnover e praticam o employer branding, fazendo com que esses profissionais fiquem por mais tempo por vislumbrarem a oportunidade de desenvolvimento constante e terem a satisfação de trabalhar numa empresa segura e bem vista no mercado. Conte com nossa plataforma para colocar o Plano de Carreira em prática na sua empresa.

Texto por Fabiola Iunck

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels