O promissor mercado de cursos online

O promissor mercado de cursos online

Vivemos em um mundo onde todos estão conectados. Com o aumento no acesso a tecnologias como computadores e smartphones, surgiram novas formas de consumir conteúdos educativos. Os cursos online são um exemplo disso.

A modalidade do ensino à distância nunca esteve tão em alta e até mesmo instituições tradicionais estão criando e distribuindo cursos online de curta e longa duração para que alunos de todo o mundo possam acessar.

De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep e pelo MEC, pela primeira vez, a oferta de vagas nos cursos de graduação na modalidade EAD é maior que a do ensino presencial.

E não só o número
de cursos online aumentou, mas também a variedade deles e os métodos de ensino.
Até mesmo universidades conhecidas mundialmente, como Harvard, Oxford e MIT
embarcaram no mundo do EaD (Ensino a Distância).

Todas essas
informações mostram que o mundo já reconhece os cursos online como uma forma de
democratizar a educação, oferecendo conteúdo de valor e acessível para todos.

O mercado
brasileiro de cursos online

Seguindo a
tendência do mundo, o mercado de cursos online no País também segue crescendo por
ser um modelo que oferece grandes benefícios tanto para o professor quanto para
o aluno.

 Existem diversas modalidades de cursos online,
como os cursos de graduação, pós-graduação, especializações, de idiomas e
cursos livres. Todos, de extrema importância para o mercado de educação no
Brasil.

De acordo com dados do último Censo EAD, realizado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), em 2009 o Brasil somava 528 mil matrículas em cursos à distância. Em 2017 esse número cresceu 1.358% para 7,7 milhões de estudantes – oferecendo uma importante colaboração para o desenvolvimento do país.

Quais as
vantagens em investir em cursos online?

Já deu para entender que o mercado está em crescimento. Mas qual o motivo disso? Vamos primeiro imaginar uma faculdade presencial!

Para poder não apenas funcionar, como também dar lucro para a contratação de cada vez melhores professores e cursos, essa instituição vai precisar de um campus para receber os alunos. E com isso, serão acumulados gastos como aluguel, água, luz, internet, telefone, funcionários para a segurança e atendimento dos alunos e muitos outros custos, causando que o valor do curso presencial só aumente.

Já quando falamos de um curso em uma instituição EAD, o foco principal é a educação! Após ter um local e equipamentos para gravar as vídeo-aulas, computadores para a edição de vídeo e uma plataforma EAD para os estudantes, todo o lucro pode ser destinado para a contratação de professores. Com isso, o custo não é só menor, como você oferecer uma qualidade boa de ensino, que pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento.

Com um custo de produção menor do que um curso presencial, até mesmo você pode produzir o seu conteúdo e utilizar estratégias de marketing para atrair alunos para o seu site.

E os benefícios para os alunos?

Impossível
falar sobre os benefícios para os alunos sem falar do preço. Em um cenário que
ainda não agrada muitos economistas, o valor é um dos atrativos – mas não é o
único.

O deslocamento
também influencia nessa decisão, principalmente em grandes metrópoles. Imagine sair
do trabalho às 18h e precisa ficar uma hora no trânsito até o seu curso. E de
lá, você precisa se deslocar por mais 1h30 até chegar em sua casa. São 2h30 de
deslocamento por dia que poderiam ser investidos com sua família e amigos. E como
o curso é online, é possível fazer as aulas em qualquer horário e em qualquer
lugar.

Já quem pensa
que não existe interação entre os alunos, está enganado. As plataformas de
ensino a distância possuem fóruns, que permitem a construção coletiva. Os
instrutores podem marcar webinars, que são transmissões ao vivo nas quais os
alunos podem interagir e sanar dúvidas através do chat. Tudo isso, para tornar
o aprendizado dinâmico e efetivo.