Influenciador digital e marketing de influência: entenda essa estratégia

Influenciador digital e marketing de influência: entenda essa estratégia

Em uma pesquisa feita pelo Instituto
QualiBest, 49% dos consumidores afirmaram confiar em influenciadores digitais
para tomar a decisão de compra, perdendo somente para a opinião de amigos e
parentes.

Peças importantes em estratégias de
marketing de influência, os influenciadores digitais começaram a se
profissionalizar nos Estados Unidos em 2015 enquanto, no Brasil, a profissão se
popularizou entre os anos de 2016 e 2017.

Mas quem são essas pessoas que inspiram tanta confiança aos consumidores e que transformaram indicação de produtos em um trabalho? Como funciona o tipo de marketing que eles estão trabalhando? Continue lendo para descobrir!

O que é o marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia
de marketing digital que envolve os produtores de conteúdo que possuem
influência sobre grandes públicos de diferentes nichos, desde videogames e
educação até beleza e entretenimento.

O objetivo de trabalhar com esses criadores
é construir uma ponte entre a sua empresa e o público que eles influenciam,
conquistando então novos clientes, gerando confiança para sua marca e
influenciando a decisão de compra de um público específico. Isso tudo se torna
mais fácil pois o público se sente mais próximo do influenciador, já que ele
confia e se identifica com ele.

Através dessa identificação do público com o produtor de conteúdo, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias como permutas, pagamentos por divulgação e diferentes tipos de parcerias com influenciadores que se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles. Para os creators, isso significa utilizar, apresentar e divulgar os produtos e serviços.

Influenciador digital? Produtor de conteúdo?
Creator?

Apesar de as pessoas terem se
acostumado com o termo influenciador digital, ele é apenas um dos utilizados
para definir esse tipo de profissional.

Sim, essas pessoas podem influenciar outras, mas, mais do que isso, elas são criadoras de conteúdo. Por isso que o termo creator (ou criador/produtor de conteúdo) também os define tão bem.

Como aplicar o marketing de influência em um negócio

Defina seus objetivos

A primeira decisão que você precisa tomar ao pensar em investir no marketing de influência é decidir qual o principal objetivo que seu time de marketing, sua empresa está tentando alcançar.

Sabendo o objetivo, é importante considerar como que uma campanha com um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo. Também vale considerar que nicho de mercado você deseja atingir e o orçamento destinado para essa campanha.

Se você, por exemplo, monta cursos online sobre gastronomia, que tal procurar influenciadores que topariam montar as próprias aulas sobre um assunto que eles dominam? Já uma universidade que oferece cursos EAD pode ir atrás de creators que falam sobre vestibulares para apresentar ao público o que são os cursos à distância ou semipresenciais.

Saiba quem é a sua persona

É importante saber não apenas quem é
sua persona, mas também quais os hábitos dela e o tipo de conteúdo digital que
ela consome, pois ela é uma peça-chave na hora de montar uma estratégia de
marketing digital.

Tendo sua persona definida, se aprofunde no conhecimento sobre o comportamento dela. Desde as redes sociais que utilizam e quem são os influenciadores que acompanham até o que influencia a tomada de decisão de compra.

Encontre os influenciadores corretos

Se você pensa que um influenciador é
apenas o número de seguidores deles, cuidado! Isso pode ser pouco efetivo para
sua campanha. Mais importante que números, é importante que você encontre
creators que tenham um público parecido ao seu.

Também preste atenção em detalhes
como o custo desse influenciador e como ele se comunica com o público, desde a
linguagem que ele utiliza até a impressão que ele passa.

Caso o influenciador escolhido topar trabalhar com sua marca, oficialize o acordo com um contrato e monte a ação com ele, para poder alinhar expectativas e detalhes relevantes, como o tempo de veiculação e o que será dito ao público.

Agora você já sabe o que são os influenciadores digitais e como pode usar o marketing de influência para beneficiar sua empresa. Boa sorte!