Conheça 5 softwares de captura de tela para criar videoaulas

Conheça 5 softwares de captura de tela para criar videoaulas

Nos dias de hoje, os criadores de conteúdo podem criar suas videoaulas com o auxílio de várias ferramentas. Um dos principais materiais usados nos cursos online atualmente, as videoaulas podem ser poderosas para transmitir o conteúdo de maneira empática e clara.

Muitos criadores, porém, se preocupam com a qualidade visual do conteúdo, principalmente quando eles não possuem uma estrutura profissional ou vasto conhecimento na produção e edição de vídeos.

A boa notícia é que atualmente existem várias ferramentas ao nosso alcance, como a captura de telas, que podem ser utilizadas sem grande conhecimento prévio. Alguns deles são simples e de fácil entendimento, tornando-os acessíveis a todas as pessoas.

Por que usar um gravador de tela?

Ao invés de entregar aos alunos um vídeo onde você aparece falando por 30 minutos, a gravação feita no próprio computador permite com que um assunto seja explicado com mais facilidade.

Mais simples que escrever um texto dando instruções e descrevendo problemas é o screencast (gravação de tela), onde você pode mostrar o que precisa aos alunos.

Com essa ferramenta, você pode compartilhar o que está acontecendo na sua tela, incluindo o movimento do cursor do mouse. Dessa maneira, é possível criar conteúdos explicativos mais didáticos porque os alunos estarão vendo como utilizar aquele programa ou fazer aquela atividade.

Quer saber alguns dos programas utilizados para a gravação de telas?

  • Movavi
  • Screenflow
  • Lightworks
  • Activepresenter
  • CamStudio
  • IceCream Screen Recorder

Confira abaixo os detalhes de cada um deles:

Movavi

O Movavi oferece versões para Windows e Mac e permite exportar o vídeo para diversos formatos. Apesar de o site anunciar download gratuito, é uma versão de teste que dura 7 dias. O custo do programa é a partir de R$ 49,95.

Screenflow

Screenflow é um software que proporciona não apenas que o usuário faça captura de telas, permitindo que material gráfico seja exibido durante sua aula, como também possibilita ao criador de conteúdo gravar e editar os vídeos.

Lightworks

Apesar de ser um programa pago, o Lightworks oferece uma ótima versão gratuita do software. Além de ser fácil de usar, ele conta com recursos como aplicação de filtros e exportação para formatos online.

Activepresenter

A grande vantagem do Activepresenter para quem o usa é que além de exportar no formatos mais comuns, como AVI, ele disponibiliza o SCORM, especialmente desenvolvido para ambientes online.

CamStudio

Um dos programas de captura de tela mais populares, o CamStudio permite gravar a atividade de áudio e vídeo do computador e exportar o conteúdo em formato AVI ou Flash (SWF).

Com o programa gratuito, também é possível gravar apenas uma porção da tela e adicionar legendas nos vídeos. E apesar de não contar com recursos de edição de vídeo integrados, os arquivos gerados são compatíveis com os editores mais utilizados. Ele está disponível apenas para Windows.

IceCream Screen Recorder

Fácil de usar e disponível gratuitamente para Windows, Mac e Android, o IceCream Screen Recorder oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de selecionar uma área específica ou gravar tudo o que é exibido, inclusive a imagem da webcam.

Também é possível utilizar ferramentas de anotação e desenho, inserção de logomarca, zoom in e upload de gravações no YouTube, Dropbox e Google Drive. Além disso, o produtor também consegue cortar trechos do vídeo, alterar a qualidade de áudio e imagem e exportar o material em diversos formatos.

Gostou do conteúdo? Já conhecia algum dos softwares de gravação de tela?