Como mensurar o sucesso do seu curso EAD

Como mensurar o sucesso do seu curso EAD

Você planejou o curso online, produziu todo o conteúdo, divulgou nas redes sociais e começou a ter alunos. Pode parecer que o trabalho está feito, mas também é importante saber se o curso está atingindo os resultados esperados. E, para isso, é fundamental contar com indicadores de sucesso que forneçam esse tipo de informação com precisão.

Quais são esses indicadores? Continue lendo para descobrir!

Inscrições no curso

Uma métrica que pode ajudar a medir o crescimento financeiro e também o alcance e o interesse pelo seu curso EAD é o número de inscrições. É imprescindível que esse número seja acompanhado desde o início, afinal de contas, seu desempenho será medido através da comparação entre os resultados.

Se você notar um crescimento no número de inscritos, significa que a qualidade dos serviços e as estratégias de retenção de alunos está atendendo às expectativas. Porém, se o número diminuir, pode significar que novas estratégias e técnicas de divulgação precisam ser elaboradas.

Nível de engajamento

Não basta vender o curso, é preciso saber se ele é atrativo o suficiente para manter os alunos envolvidos nas atividades. Para ter essa informação, o nível de engajamento pode ser um importante indicador de sucesso.

Para conseguir esse tipo de informação, é necessário analisar:

  • Quantidade de vezes que os usuários entram na plataforma semanalmente
  • Tempo de permanência dos usuários dentro da plataforma
  • Participação em fóruns
  • Tempo médio em que os módulos são completados

Com esses números, é possível identificar se a plataforma é intuitiva o suficiente, se as ferramentas utilizadas dentro do curso precisam ser aprimoradas e se a interface é atrativa para os estudantes.

Nível de desempenho

Um dos indicadores de sucesso para cursos EAD, ele deve ser analisado com muita atenção. Afinal de contas, com essa mensuração é possível quantificar o desenvolvimento dos alunos e a qualidade do serviço oferecido.

Para mensurar o desempenho dos alunos, você pode levar em consideração a pontuação das avaliações realizadas durante ou no final do curso. O crescimento ou a redução desse número, com o decorrer do semestre, pode indicar se há ou não a necessidade de revisar a estratégia e os métodos de aprendizado utilizados pela instituição de ensino.

NPS

A satisfação dos alunos é essencial para que o marketing boca a boca garanta resultados positivos e novos clientes – portanto, geração de receita. Nesse contexto, o NPS (Net Promoter Score) é uma métrica indicada, pois pode ser aplicada facilmente através de pesquisas de satisfação.

O NPS consiste em subtrair a porcentagem de clientes promotores pela porcentagem de clientes detratores. Quais são os clientes promotores e os detratores? Para descobrir, basta aplicar uma pesquisa de satisfação com notas de 0 a 10.

Os alunos/clientes são classificados de três maneiras:

  • Clientes detratores – Notas de 0 a 6 — são aqueles que indicam que não gostaram do curso. Além de não voltarem a fazer negócio com a empresa, a criticam em público.
  • Clientes neutros – Notas 7 e 8 — são aqueles que compram apenas o necessário, não sendo fiéis à marca.
  • Clientes promotores – Notas 9 e 10 — são aqueles que aprovaram o curso. Além de se tornarem clientes fiéis, oferecem feedbacks positivos publicamente.

ROI

Para saber se você está tendo o retorno financeiro desejado, o ROI (Retorno sobre investimento) é o indicador melhor indicado. A maneira mais simples de fazer este cálculo é utilizando a fórmula:

ROI = Receita – Custo / Custo x 100

Essa fórmula pode ser usada para analisar desde os resultados da empresa como um todo como também casos específicos, para avaliar o retorno de um determinado curso individualmente. Como o resultado final será dado em porcentagem, será mais simples comparar o ROI entre diferentes projetos ou estratégias.

Qualquer que seja sua definição de sucesso, é possível encontrar um indicador que mensurará esse tipo de informação com precisão!