Como criar trilhas de aprendizagem com eficiência

Como criar trilhas de aprendizagem com eficiência

Com o mercado cada vez mais competitivo não apenas para os colaboradores, como também para as empresas, é essencial que elas invistam na capacitação de seus profissionais. E as trilhas de aprendizagem são ótimas alternativas para o desenvolvimento de colaboradores.

Depois de compreender melhor o conceito e os benefícios das trilhas de aprendizagem, é importante saber como colocar esse método em prática. Veja, a seguir, quais são os passos desse processo!

Defina seu público-alvo

Antes de definir qual tipo de treinamento você pode usar no seu projeto, é importante realizar um levantamento do perfil do seu público-alvo. Não apenas conhecimentos e experiências prévias, como também as preferências, contextos de aprendizagem, motivação, entre outros fatores.

Assim, você conseguirá saber, por exemplo, qual a lacuna de aprendizagem entre onde a empresa espera que os colaboradores estejam e onde eles realmente estão, além de indicar quais metodologias, práticas educacionais e linguagens serão mais apropriadas.

Alguns colaboradores, por exemplo, possuem uma rotina agitada e pouco tempo para se dedicarem ao aprendizado. Nesse caso, o microlearning tende a gerar melhores resultados de desenvolvimento.

Escolha o modelo de ensino que será usado

Usando as informações levantadas no primeiro passo como base, a equipe responsável pelo desenvolvimento das trilhas de aprendizagem pode determinar qual modelo é mais indicado para cada conjunto de profissionais — geral, específica ou os dois.

Muitas companhias acabam optando por ambos para poder trabalhar diferentes objetivos de desenvolvimento, uma vez que a ferramenta é eficaz e promove um aprendizado mais eficiente entre os colaboradores.

Mas não se esqueça de entender quais as reais necessidades de cada trilha, pois cada uma requer um investimento e manutenção da equipe.

Defina as metodologias do curso

Se você não sabia, existem diversos tipos de educação corporativa que oferecem vantagens para cada tipo de trilha que a empresa selecionar.

Entre as opções de ferramentas digitais que podem ser citadas são:

  • E-learning
  • Gamificação
  • Microlearning
  • Plataforma LMS

Optar por uma (ou várias) das ferramentas digitais disponíveis dentro da educação corporativa é uma boa estratégia para otimizar os resultados das trilhas de aprendizagem.

Afinal de contas, com a tecnologia é possível oferecer com maior facilidade uma gama maior de material de ensino, como vídeos, testes, infográficos e webinars.

Monte o material de ensino

Uma das principais vantagens das Trilhas de Aprendizagem é que o processo permite que o conhecimento seja apresentado de forma evolutiva, aumentando o nível de dificuldade em cada nova fase.

Como resultado, a técnica facilita o entendimento de todo o assunto, bem como a assimilação do que está sendo transmitido. Portanto, é importante que o conteúdo disponibilizado seja organizado em módulos que representam os níveis de dificuldade do material.

Também é nesse passo em que é possível delinear conteúdos essenciais e atividades críticas para se desenvolver as competências definidas.

Determine as métricas de avaliação de resultados

De nada adianta investir em um novo projeto dentro da empresa se não é possível identificar se ele está dando os resultados esperados, não é mesmo?

As métricas de avaliação servem para descobrir o desempenho da estratégia e determinar se ela atende aos objetivos estabelecidos no planejamento, assim como gerar retorno.

Para realizar essa medição, alguns indicadores que podem ser utilizados são:

  • Avaliação em 360 graus
  • Produtividade
  • Taxa de abandono do material
  • Testes ao final de cada nível e trilha
  • Uso do conhecimento no ambiente de trabalho

Crie um cronograma de implementação

Após tanto planejamento, chegou a hora de colocar o plano em prática – e ter um prazo para cada uma das etapas que citamos acima. Por isso é importante ter um cronograma, que ajudará a controlar todas as atividades e a mantê-las em ordem.