15 Tipos de Treinamento Corporativo para realizar na sua empresa

15 Tipos de Treinamento Corporativo para realizar na sua empresa

O sucesso nos negócios depende diretamente da maneira como o trabalho é executado. E a melhor forma de garantir que a equipe siga engajada e alcance os melhores resultados é oferecendo conhecimento através do adequado treinamento.

Seja para novos colaboradores ou para os que já atuam na empresa e até mesmo para os gestores e líderes, todos precisam se reciclar continuamente para aprender novas habilidades e melhorar as suas competências.

Neste artigo, você vai conhecer 15 tipos de treinamentos organizacionais que podem dar um up na capacitação do seu pessoal.

1. Treinamento presencial

Esse treinamento tradicional lembra uma sala de aula: os colaboradores em carteiras e o instrutor na frente transmitindo o conteúdo de modo presencial, geralmente no formato de palestra. Como vantagens, há interação e fortalecimento das relações entre os funcionários e deles com os instrutores.

2. Atualização e reciclagem

As empresas mais tradicionais e com processos de produção complexos e tecnológicos utilizam esse treinamento para manter seus profissionais atualizados com revisão de metodologias e normas técnicas. Plataformas LMS personalizadas para EAD podem revitalizar o aprendizado com conteúdo mais fluido e flexível, permitindo o acesso dos colaboradores conforme seu interesse e disponibilidade.

3. Integração e Orientação

Como parte do onboarding, esse é o tipo de treinamento voltado para recepcionar os novos contratados da empresa e introduzi-los à cultura organizacional logo nos primeiros dias. Na Integração acontece a apresentação dos objetivos gerais e informações relevantes sobre o cargo, departamento e gestão, além das metas e políticas da empresa.

4. Treinamento Técnico ou Hard Skills

O treinamento técnico garante que todos aprendam, ao mesmo tempo, novos processos, como por exemplo, um software de gestão. Com ele, a equipe realiza as atividades diárias com qualidade e fica cada vez mais aprimorada e envolvida em um aprendizado contínuo para alcançar as metas.

5. Treinamento Comportamental ou Soft Skills

Esse tipo de treinamento melhora as habilidades e atitudes comportamentais dos profissionais de acordo com os valores e a cultura da empresa. O desenvolvimento das soft skills desenvolve inteligência emocional, espírito de liderança, ética e cooperação, ao mesmo tempo em que melhora a comunicação para o trabalho em equipe em um ambiente mais saudável e harmonioso.

6. Treinamento Motivacional

Se na sua empresa você precisa engajar mais as equipes, seu RH pode focar em oferecer soluções para melhorar esse aspecto psicológico por meio de palestras motivacionais, convenções, dinâmicas em grupo, avaliações de desempenho com feedbacks e confraternizações.

7. Desenvolvimento de Líderes

Toda empresa precisa planejar a sucessão de seus líderes. Esse treinamento envolve cursos de capacitação voltados para colaboradores com potencial para assumir cargos de gestão. Nele, os futuros gestores aprendem ferramentas de suporte para desenvolver suas competências e habilidades, como: estratégias de comunicação, feedback e delegação de tarefas.

8. Troca ou Rodízio de Papéis

Uma maneira muito eficiente de treinar os colaboradores em diferentes atividades é fazer a rotatividade entre as variadas funções na empresa. Além de estimular o aprendizado por outras áreas, a troca de papéis conscientiza sobre a importância de cada profissional e há grande possibilidade de descobrir novos talentos.

9. Gamificação

Forte tendência nas empresas modernas, esse método de treinamento é bem interessante e divertido. Ele usa conceitos de jogos como sistemas de pontuação ou recompensas para estimular o funcionário numa atividade. Pode ter diversos focos, como melhorar o relacionamento entre o time, promover equilíbrio emocional e raciocínio lógico ou solucionar um problema organizacional. A consequência é o alinhamento entre os objetivos da empresa e a satisfação pessoal e profissional.

10. Programa de Mentoria e Coaching Corporativo

Na mentoria, os profissionais com mais experiência assumem o papel de mentores e orientam os recém-contratados sobre as regras e procedimentos gerais da empresa, a cultura interna e o relacionamento com outros setores para desenvolver o crescimento e estimular o desempenho do colega de trabalho.

Há também a mentoria reversa, onde o talento mais jovem, bem atualizado e cheio de conhecimento de tecnologia, orienta os profissionais mais antigos, que têm muita experiência, mas tem certa dificuldade para acompanhar as mudanças do mercado atual.

Já o coaching corporativo trabalha individualmente cada membro da equipe. Ele concentra suas ações e estratégias além da capacitação profissional, para otimizar tanto o clima organizacional quanto a vida pessoal, com habilidades de vendas, desenvolvimento de performance, inteligência emocional, relacionamentos dentro e fora da empresa.

11. Compartilhamento de Conhecimentos

Neste caso, profissionais com talentos ou conhecimentos aprofundados em um tema de interesse coletivo compartilham com os colegas o aprendizado, através de grupos de estudos e palestras, por exemplo. Certamente esse tipo de treinamento poupa recursos financeiros para sua empresa.

12. Treinamento online

Os treinamentos à distância têm formato audiovisual, com recursos dinâmicos, como vídeos de apoio e material de leitura. As vantagens do EAD são muitas: não exige presença de instrutor o tempo todo, o treinamento gravado pode ser exibido muitas vezes, há economia de recursos e infraestrutura, engajamento dos colaboradores e assertividade para mensurar desempenho e resultados.

13. Universidade Corporativa

Plataforma de cursos e capacitações desenvolvida pela própria organização, a Universidade Corporativa é um treinamento vantajoso, pois oferece aprendizado constante e não só qualifica, mas também incentiva o colaborador a pensar e aplicar o conhecimento de uma forma diferente. Todo o conteúdo é personalizado de acordo com as competências e habilidades necessárias para o trabalho.

14. Pílula de Incentivo e Inspiração Diária (microlearning)

Aqui o objetivo é trabalhar motivação, alinhamento e capacitação dos profissionais. O método consiste em colocar frases em uma caixa, onde os funcionários podem, aleatoriamente, retirar uma antes de começarem as atividades diárias. As frases motivacionais também podem ser enviadas por email, colocadas na plataforma de comunicação interna ou ser enviadas para o celular corporativo do colaborador.

15. Mobile Learning

Uma adaptação das pílulas de incentivo, o mobile learning oferece “pílulas” de conhecimento aos colaboradores diariamente pelo celular, no formato de texto, áudio ou vídeo, com falas da liderança ou de colaboradores-chave da empresa. A vantagem é que o colaborador recebe pequenos fragmentos do conhecimento todos os dias, com dedicação de tempo constante, porém menos intensa e mais prazerosa.

Cada treinamento tem um objetivo específico, seja para capacitar os colaboradores para um novo sistema, reciclar os conhecimentos, integrar os colegas de equipe, reduzir erros ou motivar para sempre crescer. Seja qual for o tipo de treinamento que sua empresa vai escolher, tenha sempre um programa de capacitação bem estruturado, para que a estratégia se converta em investimentos e não em custos. Assim, o processo de aprendizado vai ser constante, eficiente e motivador.

Treine sua equipe em nossa plataforma. Entre em contato.

Texto por Fabiola Iunck