Quais são os equipamentos essenciais para gravar e editar videoaulas de cursos online?

Quais são os equipamentos essenciais para gravar e editar videoaulas de cursos online?

Cada vez mais pessoas estão olhando para os cursos online como uma possibilidade de crescer – seja como aluno ou como professor. Se você faz parte do segundo grupo e sente que tem algo para ensinar, uma das áreas mais importantes é a dos equipamentos essenciais para gravar vídeos.

Os vídeos ganharam cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital e venda. Portanto, é necessário entender quais são os equipamentos essenciais para gravar vídeos e também como editar esse conteúdo, transformando as suas gravações em videoaulas inteligentes e atrativas.

Confira logo abaixo um pacote básico com o que você deve se atentar para começar a produzir videoaulas de qualidade.

Computador ou notebook

O seu computador será o centro da sua carreira de professor de cursos online. Com ele você terá a base para criar e implementar um curso com eficiência. Além disso, caso você não possa investir em uma câmera de qualidade no início, a webcam pode ser uma aliada – se ela for de boa qualidade.

Na hora de escolher um computador, não se esqueça que ele deve ser rápido o suficiente para rodar softwares de edição de vídeo e gravação da tela. Outra característica que precisa de atenção é a resolução da tela – o ideal é 1920 x 1080 pixels.

Câmera

Você possivelmente já pesquisou por aí qual a melhor câmera semiprofissional para vídeo. E realmente, este tipo de equipamento é ótimo para produzir um material de qualidade profissional.

Mas como você terá outros gastos ao começar uma nova carreira, é importante assegurar que você terá o que precisa sem se endividar.

Na hora de escolher sua câmera, também é importante:

  • Dar preferência para modelos em que o visor se mova para os lados ou frente, facilitando o trabalho sozinho
  • Pensar se você usará essa câmera apenas para gravar ou também fotografar
  • Definir o lugar onde você irá gravar e analisar a iluminação do local

Vale ressaltar que o equipamento mais caro nem sempre vai entregar o melhor resultado, pois uma boa gravação não depende exclusivamente da câmera que você usa.

Outros fatores como o lugar onde você vai gravar, o cenário, a iluminação e a qualidade do seu computador também influenciam na escolha da câmera.

Por exemplo, se o seu computador não é tão potente, gravar com uma DSLR pode ser um problema, pois os vídeos ficarão muito pesados na hora de editar. Mas, de maneira geral, quanto melhor a câmera, melhor a gravação.

Também existem dois equipamentos “bônus” que melhorarão consideravelmente a qualidade dos seus cursos online: o uso do tripé e o cenário. Com um tripé, fica muito mais fácil ajustar a câmera para gravar as aulas, além de dar mais estabilidade à gravação.

Já na hora de pensar no cenário, pense no conteúdo do seu curso e como ele pode ser incluído no cenário. Além de estar adequado ao contexto, ele deve estar bem iluminado e você deve ter controle sobre questões como barulho e quantidade de pessoas que estará naquele ambiente durante a gravação do vídeo.

Microfone

Muitos se esquecem do microfone, mas o áudio é tão importante quanto a imagem na hora de oferecer conteúdo. As pessoas não vão indicar cursos se não puderem ouvir claramente o que você diz. Portanto, é essencial investir em um equipamento de áudio mais profissional ou, pelo menos, mais eficiente.

Microfones internos de câmeras e webcams costumam deixar o som abafado, além de captar barulhos quando você encosta para fazer ajustes.

Para a gravação de videoaulas, o ideal é investir em um modelo de lapela. Com esse microfone, é possível se posicionar mais longe da câmera, lhe oferecendo mais liberdade de enquadramento.

Outra opção são os microfones de mão ou até mesmo os microfones direcionais, que são utilizados em gravações mais profissionais e em podcasts – portanto são mais caros.

Softwares de gravação e edição

Muito pode ser feito com os programas já instalados no seu computador, como Microsoft PowePoint, Quicktime e Movie Maker, por exemplo. Mas, há programas pagos que podem otimizar o seu trabalho, além de dar uma aparência mais profissional ao seu produto.

Dois dos mais conhecidos são o ScreenFlow (para usuários do Mac) e o Camtasia (para usuários do Windows). Com eles, é possível gravar a sua tela, voz e rosto simultaneamente, sincronizando tudo de maneira automática e facilitando muito o processo de edição.

Quem quer investir nessa categoria, o Adobe Premiere e o Final Cut Pro são excelentes opções para editar vídeos. Ambas contam com recursos mais profissionais e completos, mas são pagas.

Outro software pago interessante para quem quer trabalhar com cursos online é o Photoshop, pois ele permite que sejam criadas apresentações criativas com um design mais profissional.

Agora você já pode começar a produzir videoaulas e compartilhar seu conhecimento com outras pessoas. Nos conte, em quais equipamentos você investirá para começar a gravar videoaulas?