Os 7 passos para montar um treinamento online de vendas para sua equipe

Os 7 passos para montar um treinamento online de vendas para sua equipe

Se você tem uma equipe de venda e seu atual objetivo é aumentar os resultados do time, saiba que um treinamento contínuo e de qualidade é essencial para inspirar e motivar os colaboradores.

Um treinamento de vendas eficaz exige, acima de tudo, objetivos bem definidos e um planejamento para que as ações surtam efeitos na companhia.

Ele também deve levar em consideração as transformações sofridas pelo mercado. Então, se o perfil de consumidor está em constante transformação, as estratégias de vendas também devem se atualizar.

Se você está planejando criar um curso online para ajudar na qualificação do seu time, confira abaixo 7 passos que vão te ajudar a desenvolver um treinamento de vendas de qualidade.

Por que um treinamento online?

Antes de falar sobre o treinamento, é importante escolher como ele será realizado: presencialmente ou online. Atualmente, os treinamentos online tem sido a principal escolha das empresas por sua praticidade e custo reduzido. Com ela, os colaboradores podem escolher o horário e local ideal para realizar o treinamento.

Com esse tipo de curso, também é possível oferecer um material de apoio ainda maior, ilustrando suas aulas com fotos, vídeos, infográficos e até e-books. Além dessas vantagens, ele permite que os gestores acompanhem o desenvolvimento dos colaboradores com a aplicação de atividades e exercícios.

Faça um
levantamento das necessidades

Para que um treinamento tenha bons resultados, é importante alinhar o foco das classes às necessidades da sua empresa. Portanto, comece descobrindo quais são os pontos em que a empresa precisa melhorar, para poder abordá-los durante o treinamento de vendas.

É possível realizar esse levantamento com discussões em grupos e entrevistas. Se você já possui uma intranet ou uma ferramenta online de interação ou treinamento, também é possível realizar questionários.

Depois de analisar o material recolhido e definir as suas necessidades, chegou a hora de definir os objetivos.

Defina o objetivo
do seu treinamento

O objetivo
desse curso deve ser definido como o que se espera alcançar com as aulas. Desde
capacitar os vendedores para uma nova linha de produtos ou treiná-los para uma
data específica, como a Black Friday.

É importante reforçar que os objetivos devem ser sempre claros e realistas para todos, além de tangíveis, para estimular o grupo.

Use exemplos
reais que já aconteceram em sua empresa

Uma experiência interessante para tornar o treinamento de vendas mais interessante é explorar exemplos reais que já aconteceram no negócio. Desde casos de sucessos e vendas bem-sucedidas até técnicas que foram corretamente aplicadas podem ajudar a ganhar a atenção da equipe.

Não deixe o
treinamento empresarial apenas na teoria e distante da realidade dos treinandos.
Se necessário, crie exemplos, mas que sejam próximos do que acontece na sua
empresa.

Ao mostrar uma situação que já aconteceu em seu negócio e dizer como ela foi resolvida, você consegue incentivar sua equipe e fazer com que ela note que é igualmente capaz de atingir aqueles mesmos resultados.

Crie um plano
de aulas

Esse planejamento servirá como uma base do que será apresentado para a equipe e é ainda mais essencial se você não será o responsável por apresentar o treinamento para a equipe.

Nele, devem conter informações como o tema central do treinamento, assuntos que serão abordados e recursos didáticos.

Organize a
apresentação

Durante a gravação, o instrutor deve estar devidamente preparado, assim como já ter todos os materiais de apoio. O ambiente e a iluminação fazem toda a diferença para a gravação e devem ser considerados com atenção.

Capriche também na hora de preparar o material de apoio, como infográficos e a seleção de vídeos que servirão de material extra para a equipe, para engajar ainda mais o time.

Avalie os
resultados

Essa etapa é muito importante, pois toda empresa deseja saber quais resultados as ações geram. Com treinamentos como esses, são esperados resultados como uma diminuição de custos, aumento de produtividade, melhora no clima da companhia e mudanças de comportamento.

Agora que você já aprendeu como montar um treinamento online de vendas para sua equipe, aplique esse conhecimento no seu ambiente de trabalho. Ah, e depois nos conte qual foi o seu resultado! Boa sorte!

FONTE: Smartalk