Treinamento corporativo: o que é e seus benefícios

Treinamento corporativo: o que é e seus benefícios

Cada empresa possui particularidades que muitas vezes os colaboradores, ao serem contratados para integrar a equipe, ainda não tiveram contato.

Por isso, os treinamentos corporativos se tornam cada vez mais comuns para que as companhias consigam ter uma equipe capacitada, integrada e pronta para resolver problemas.

O que é o treinamento corporativo?

Antes de abordar os benefícios dos treinamentos corporativos, é importante entender o que é essa prática, que permite que os colaboradores desenvolvam habilidades específicas.

Com o objetivo de melhorar a execução das tarefas dos colaboradores dentro da empresa, o treinamento pode desde ensinar os colaboradores a utilizar um software a até introduzir um novo colaborador na função que ele deve executar.

Quais os benefícios do treinamento corporativo?

Além de capacitar colaboradores, melhorando a performance da equipe na empresa, o treinamento ainda oferece outros benefícios.

Melhora no ambiente organizacional

O treinamento corporativo permite que pessoas da mesma equipe se conheçam melhor, criando um entrosamento no time e aumentando a confiança uns nos outros, fazendo com que o trabalho em equipe e o clima do ambiente sejam melhorados.

Colaboradores mais motivados

O treinamento faz com que os colaboradores tenham mais clareza das suas tarefas e objetivos, pois com essa prática eles passarão a conhecer melhor seu papel dentro da organização. Isso faz com que o colaborador saiba sua importância para a empresa e, portanto, se sinta mais motivado sobre o seu trabalho.

Mais rapidez e eficiência na execução de tarefas

Quando o colaborador se sente mais motivado, ele realiza suas tarefas com mais rapidez e eficiência, otimizando o tempo na hora de executar suas tarefas.

Treinamento presencial ou à distância: qual escolher?

O Brasil já é um dos países que mais oferecem treinamento corporativo do mundo segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil.

Apesar de oferecer benefícios, você pode descobrir que implantar treinamentos presenciais pode pesar o bolso por envolver custos como a locação do espaço, transporte da equipe, perda de produtividade dos colaboradores para acompanhar os treinamentos, entre outros.

Por isso, os treinamentos online são uma alternativa cada mais adotadas nas instituições.

Um treinamento de colaboradores por ensino à distância permite que as empresas reduzam gastos não apenas financeiros, mas também de tempo. Esse tipo de educação permite que, com uma vídeo-aula, inúmeros funcionários recebam o mesmo treinamento ao mesmo tempo e estejam preparados.

Além disso, plataformas EAD permitem que você acompanhe o desempenho dos seus colaboradores de forma automatizada, com a porcentagem do progresso de cada um, gerando relatório para você mensurar a efetividade do seu treinamento corporativo.

Duas empresas que implementaram o treinamento corporativo através da plataforma EAD da UpBrain foram a Água Doce Cachaçaria – Sabores do Brasil e o Grupo São Francisco.

A Água Doce, uma franqueadora do ramo de alimentação com mais de 100 casas espalhadas pelo Brasil, utiliza o treinamento corporativo para treinar mais de 800 colaboradores. Com cursos que variam desde o corte de carnes ao atendimento do cliente, o treinamento possibilitou alinhar os processos e a comunicação de toda empresa.

Já o Grupo São Francisco (Hapvida), maior grupo de saúde do interior do País, usa a ferramenta de treinamento online para treinar toda a sua força de vendas. Com a adoção de uma plataforma EAD, o grupo pôde capacitar seus colaboradores sobre os diversos produtos da empresa de forma padronizada.

Se interessou pelo treinamento corporativo? Aplicará a prática na sua empresa? Vamos juntos nessa e boa sorte!