7 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler

7 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler

Literatura é uma das possíveis maneiras de aprender sobre um assunto. Conhecer diferentes pontos de vista a respeito de um determinado tópico não só aumenta o processo de reflexão e estimula a criatividade como também ajuda a formar uma opinião que seja “fora da caixa” e saia do senso comum. E no mundo do empreendedorismo, seja seu negócio on ou off-line, a situação é a mesma.

Na área de empreendedorismo, por exemplo, é comum encontrar histórias inspiradoras que viraram livros e se tornaram referência para outras pessoas. Apesar desses livros não oferecerem a receita do sucesso pois cada empresa e empreendedor tem uma história única, esses materiais são uma maneira de gerar insights em quem os lê e influenciar a tomada de decisões e o planejamento de estratégias.

Se você está precisando de inspiração para começar ou seguir o seu próprio caminho no universo do empreendedorismo, confira 7livros que podem te ajudar durante essa caminhada.

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Se as suas finanças estão andando na corda bamba, talvez seja hora de refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.

Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.

As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos – Ian Wallis

“As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos” é um almanaque que conta um pouco mais da história por trás de muitos produtos que usamos na nossa rotina e se tornaram indispensáveis na vida moderna.

Quer saber quais são esses produtos? Leia e se inspire nessa lista de ideias que mudaram o mundo.

Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

Apesar de muitos sonharem em se tornar milionários, poucos alcançam esse sonho. Eis a pergunta: qual a fórmula que cria milionários? Por 20 anos, se dedicou a descobri-la. E conseguiu, acompanhando de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo.

Convivendo com milionários com Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores. Quais são essas características? Confira no livro.

Crie seu mercado no mundo digital – Bruno de Oliveira

O e-commerce brasileiro vem crescendo exponencialmente, com cada vez mais brasileiros apostando no comércio online para alcançar sua independência financeira. Para ajudar a realizar esse sonho, o empreendedor Bruno de Oliveira lançou o “Crie seu mercado no mundo digital”.

No livro, Bruno apresenta a estratégia que ele criou que já ajudou diversos negócios a alcançar a marca de R$ 100 mil de faturamento. Todo o conteúdo do livro é baseado na experiência pessoal do autor, que tem mais de 18 anos de experiência no varejo.

De zero a um – Peter Thiel

Se você quer entender mais sobre inovação, considere ler “De zero a um”. Escrita pelo fundador do Paypal, o livro aborda algumas maneiras não convencionais de se pensar em construir algo diferenciado e inovador. O livro é referência para quem trabalha com startups e é uma recomendação para todos os empreendedores que buscam caminhos diferentes na hora de criar estratégias para os negócios.

Fora da curva – Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles

Você já pensou em saber o que se passa na cabeça de alguns dos maiores investidores do país? O exemplar “Fora da curva” te oferece essa oportunidade, reunindo depoimentos de alguns dos maiores investidores do país – como André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e o próprio Bartunek. No total, eles administram cerca de R$ 80 bilhões.

Muitas dessas personalidades são avessas a entrevistas, mas decidiram contar a história de suas carreiras a fim de espalhar valiosas lições de negócios para o público brasileiro.

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Um dos livros mais falados da última década, ele abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais.

Com um simples conceito, esse exemplar mostra que com maior inteligência financeira muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos.

Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos. Porém, segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média.

Agora só encontrar a livraria mais próxima, esteja ela na ponta dos dedos ou na esquina de casa, para aprender mais sobre empreendedorismo!