10 benefícios do Upskilling e do Reskilling

10 benefícios do Upskilling e do Reskilling

Todo profissional passa por mudanças ao longo de sua carreira. Mas isso não envolve apenas a troca de emprego. Ele pode aprimorar suas habilidades dentro de sua área atual ou ser remanejado para se tornar mais produtivo dentro da mesma empresa.

É aí que entram o Upskilling e reskilling, conceitos cada vez mais comuns e importantes nas empresas. Skill significa habilidade. Upskilling é o aprimoramento de habilidades profissionais. Já o reskilling é o redirecionamento dessas habilidades, uma requalificação.

Upskilling x Reskilling

Para saber qual desses processos você deve aplicar nos seus profissionais, é preciso entender as características de cada um.

Se em determinada área da corporação, há profissionais que estão no lugar certo, tenha certeza de que eles podem evoluir ainda mais com o upskilling. Esseprocesso aprimora as habilidades, para que o funcionário atue melhor em sua função atual e construa uma carreira mais sólida.

Para isso, a empresa deve investir em formação e treinamentos, além de oferecer recursos para pesquisas e projetos, dentre outras ações que o tornam mais eficaz onde ele já está. Um maior nível de especialização é uma qualidade sempre muito bem-vinda.

Por outro lado, se o profissional nitidamente se sente um peixinho fora d’água, é a hora de permitir que ele adquira habilidades não relacionadas com a sua função atual para que ele possa assumir uma nova função.

O reskilling permite que o colaborador adquira novas habilidades e seja remanejado, para que ele atue onde possa ser mais produtivo no dia a dia.

Agora que você já sabe o que significam os termos upskilling e reskilling, confira 10 benefícios que sua empresa pode ter ao implementar estes processos.

1. Adaptação às novas tecnologias e demandas do mercado

Apostando no upskilling e no reskiling, todos ganham. Os profissionais têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e ampliar suas habilidades. Mesmo um profissional bem qualificado precisa se atualizar sempre.

Além dos profissionais, a empresa também terá o retorno sob este investimento, pois contará sempre com profissionais mais capacitados em seus quadros.

2. Estímulo à proatividade

Qualidade cada vez mais buscada em diferentes empresas, a proatividade é alcançada quando o colaborador recebe capacitação para se aprimorar e se empenhar de modo mais independente e motivado, e também quando ele é readaptado para outra área da empresa onde possa se desenvolver melhor.

3. Desenvolvimento de soft skills

As soft skills também podem ser trabalhadas nos processos de upskilling e reskilling, para aprimorar o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de trabalhar em equipe e gerir bem o tempo.

4. Atração de novos talentos

O upskilling e o reskilling garantem que sua equipe seja a mais produtiva, além de permitir que cada profissional seja aproveitado na área onde apresente o melhor desempenho possível.

Todo esse esforço estratégico favorece o employer brand ou a maneira como os colaboradores enxergam a empresa. E claro que o posicionamento dos funcionários é relevante para formar a opinião de outros profissionais e, consequentemente, reter e atrair mais talentos.

5. Redução do turnover

Quando o funcionário percebe que a empresa investe no seu aprimoramento, ele entende que se permanecer naquele emprego vai ter acesso a cursos e treinamentos importantes para a sua carreira.

Por isso, o upskilling e o reskilling contribuem para reduzir a rotatividade de colaboradores na empresa, mantendo em seus quadros profissionais qualificados e com as habilidades adequadas às demandas da empresa.

6. Capacidade para lidar com mudanças

O mercado de trabalho dita mudanças e novas demandas o tempo todo. Os profissionais mais qualificados conseguem encarar os desafios internos e externos de maneira mais positiva e sabem suprir as eventuais ausências de outros funcionários.

7. Aumento da produtividade

O upskilling e o reskilling fazem a diferença no desenvolvimento de equipes, pois colaboradores mais valorizados – e que se sentem assim – tendem a ficar mais motivados para a rotina de trabalho.

Mais motivação traz também mais confiança. Mais confiantes e com mais conhecimento, conseguem aumentar a produtividade e conquistar metas e resultados relevantes para a empresa.

8. Incremento da qualidade dos processos

Colaboradores que têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades desempenham suas atividades com mais qualidade. E essa qualidade se reflete tanto no seu trabalho individual como no trabalho em equipe, elevando a qualidade dos processos de toda a corporação.

9. Oportunidades de crescimento profissional

Proporcionar ao seu colaborador a oportunidade de sempre aprender algo contribui também para que eles se sintam mais instigados a buscarem o crescimento profissional.

Por exemplo, se sua empresa alinhar o upskilling e o reskilling a um plano de carreira, terá condições de desenvolver fortes lideranças e contar com uma equipe toda diferenciada no mercado.

 10. Diminuição dos custos de contratações

Grande parte das empresas não preenchem as lacunas de habilidades dentro da própria organização. Muitas vezes, nem seria necessário abrir uma nova vaga e sim analisar se algum colaborador interno poderia suprir os gaps detectados.

Além de reduzir os custos com demissões e com processos de abertura de vagas, apostar no upskilling e no reskilling é imprescindível para o crescimento do negócio.

Neste artigo, você teve a oportunidade de entender os conceitos de upskilling e reskilling e seus benefícios para empresas e profissionais.

Vimos que com esses processos de desenvolvimento profissional as empresas podem qualificar ou requalificar seus colaboradores.

Com o Upskilling, a empresa tem profissionais com maior expertise em suas áreas.

Com o Reskilling, a versatilidade em sua força de trabalho, sem a necessidade de contratar novos profissionais a todo o momento.

Agora você pode dar mais um passo na prática para trabalhar o Upskilling e Reskilling e gerar melhores resultados para sua empresa.

Texto por Fabíola Iunck

Foto de Anthony Shkraba no Pexels