Partner Training: Por que investir em treinamento de clientes e parceiros?
Capacitar significa compartilhar informações, alinhar times, padronizar processos, entre outras vantagens. A sua empresa pode conquistar inúmeros resultados positivos com o investimento em capacitações.
As ações de treinamento e desenvolvimento podem ser feitas não somente para seus colaboradores internos, mas também para seus clientes e parceiros, profissionais que não trabalham efetivamente na sua empresa, mas que de alguma forma possuem relação com ela.
O treinamento traz resultados positivos para todos e o resultado começa a surgir com clientes e parceiros que compreendem mais a sua empresa e se sentem mais motivados e engajados com os resultados obtidos em conjunto.
Treinamento de Clientes
O cliente é um dos bens imateriais mais valiosos de sua empresa. E quanto mais ele entender a importância da corporação, mais vai disseminar o seu conceito e sua boa imagem no mercado e, por consequência, atrair ainda mais clientes.
Por isso, o treinamento do cliente é tão importante. É preciso apresentar o máximo de confiabilidade do seu produto ou serviço para que o fornecedor – e os funcionários dele – saibam lidar com as informações, metodologias e softwares adquiridos.
Treinar continuadamente os clientes garante que eles permaneçam envolvidos e satisfeitos, além de se sentirem amparados para o melhor aproveitamento do potencial da sua empresa.
Além disso, há diversas vantagens quando se faz o treinamento de clientes, como a redução das chamadas de suporte, pois o cliente já foi treinado para usar o produto adquirido.
Outras vantagens em ter um cliente treinado são: o uso mais frequente dos seus produtos, o aumento da compra de produtos adicionais, o incremento nas taxas de renovação (fidelização do cliente), além de melhorar e muito os resultados dos seus clientes.
Dicas para treinar seus clientes
- Defina os objetivos do treinamento de seus clientes e estabeleça metas a serem alcançadas constantemente;
- Realize treinamentos sobre atualizações dos seus produtos e sobre novas ofertas e serviços;
- Ajude-o a implementar o serviço ou o produto, oferecendo todo o suporte necessário;
- Forneça treinamentos online, em plataforma LMS, com mais praticidade e interatividade em suas ações;
- Abuse das ações de relacionamento: conteúdo personalizado, treinamento e newsletters exclusivas, cupons de desconto e clube de fidelidade, por exemplo.
- Ofereça aprendizado extra, ensine outras habilidades para todos os participantes, para que eles se tornem mais hábeis no domínio do ambiente online, ferramentas tecnológicas e plataformas de ensino;
- Aplique os treinamentos de maneira frequente e contínua, para que eles se tornem parte importante da cultura da sua empresa.
Treinamento de Parceiros
Os parceiros que sua empresa vai treinar são os colaboradores de outra empresa para a qual se oferece um serviço ou um produto (o seu cliente). Lembre-se de que você treina pessoas e não empresas.
O parceiro pode ser o profissional do time comercial responsável pelo contrato, os gestores das áreas de interface, os analistas e os demais membros da empresa cliente.
É muito importante que os times de relacionamento façam com que os parceiros tenham o mesmo senso de comunidade e tenham a noção de que é ele quem pode fazer os acordos darem certo.
O treinamento dos parceiros pode acontecer em momentos variados, dependendo do objetivo da sua equipe de treinamento. Pode ser no início das parcerias, para apresentar o seu negócio com bastante clareza.
Aliás, o treinamento é uma parte crucial do onboarding de um novo cliente, para evitar que o cliente te abandone devido à dificuldade de uso ou o não conhecimento do seu produto ou serviço.
O treinamento dos seus parceiros também pode acontecer quando há mudanças, como atualizações de produtos, de fluxos ou ferramentas, e também para dar sustentação e manter seus parceiros sempre íntimos do seu produto ou serviço.
Dicas para treinar seus parceiros
- Conheça bem sua empresa e seu posicionamento estratégico, os seus produtos, os cronogramas, as atualizações de acordos comerciais e jurídicos e as campanhas de marketing;
- Faça com que seus gestores entendam a importância e as vantagens oferecidas pelo treinamento de parceiros. A ideia como um todo deve ser compreendida e “comprada” pela instituição. Assim, todos levarão com seriedade essa ação e oferecerão o melhor treinamento para seus parceiros;
- Estude o mercado onde sua empresa atua para criar uma estratégia eficiente. Entenda sobre as áreas que permeiam e facilitam as suas atividades;
- Saiba quem é seu cliente para entender as necessidades dele e como poderá desenvolver uma estratégia de treinamento para os parceiros daquela empresa;
- Aposte em plataformas EAD que auxiliem neste processo, tenha fácil acessibilidade, rápido carregamento e ferramentas responsivas, que funcionem com qualidade em computadores, tablets e smartphones;
- Dê suporte para diferentes tipos de arquivos e local para interação entre alunos e professores, como chats e fóruns;
- Disponibilize treinamentos em formatos de videoaulas, gamificação, apresentações, infográficos, podcasts, transmissões ao vivo, webinários e outros.
Sempre medidos e atualizados
No processo de treinamento de clientes e parceiros é sempre importante medir os resultados e o sucesso do investimento nessas ações. Com isso, torna-se imprescindível gerar relatórios robustos para análise dos treinamentos.
Só assim é possível avaliar os resultados dos seus treinamentos e, desta forma, identificar o que foi bem sucedido e o que precisa ser mudado nas próximas ações.
E tão importante quanto a medição dos resultados é a atualização constante dos profissionais e das ações desenvolvidas durante os treinamentos de clientes e parceiros.
Então, esteja sempre de olho nas tendências e novidades do mercado, atualize-se com frequência, conheça o que está em alta e se inspire para oferecer treinamentos ainda mais relevantes e impactantes.
Isso vai fazer com que a sua empresa conquiste uma posição de destaque no mercado, sendo valorizada como uma corporação visionária e disposta a oferecer sempre o melhor aos seus clientes e parceiros.
Além disso, você poderá sempre contar com uma equipe de trabalho engajada, que sabe exatamente que está recebendo o melhor treinamento do mercado.
A disseminação de conhecimento é imprescindível para agregar valor à sua empresa e manter vivas suas relações de parceria.
Neste artigo, você conheceu a importância de disseminar esse conhecimento por meio dos treinamentos e recebeu dicas valiosas sobre como incorporar tudo isso no dia a dia de sua empresa.
Com os treinamentos, sua empresa mostra que domina seu core business e, mais do que isso, gera conhecimento sobre ele e mantém sua marca na cabeça e na boca dos seus clientes e parceiros.
E para acertar nos seus treinamentos, é fundamental selecionar as ações mais indicadas para cada objetivo, público, situação, tempo e orçamento disponível. Entre em contato com nossa equipe para te ajudarmos a acertar nessas escolhas.
Texto por Fabiola Iunck
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels