LMS: o que é e por que investir em um

LMS: o que é e por que investir em um

Plataforma auxilia instituições a transportar o ambiente educativo presencial para um espaço virtual de ensino.

Se você está buscando entender a área em negócios EAD, desde como criar um curso para treinar seus colaboradores até como levar seus cursos presenciais para o universo online, você pode ter se deparado com três letras: LMS.

Apesar de você já saber que esse termo faz parte do mundo EAD, o que ele significa? Para que ele serve? Quais os benefícios do LMS para o sistema de gestão de aprendizagem? Continue a leitura e descubra!

O que é LMS?

Vamos começar com o principal: o que é LMS? A sigla, que vem do inglês Learning Management System, é conhecida em português como Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Para que serve o LMS?

Esse sistema auxilia professores e instituições a criarem uma “sala de aula virtual”, transportando o ambiente educativo presencial para um espaço virtual de ensino.

Para uma instituição de ensino ou um professor autônomo, a plataforma é muito mais que apenas um espaço para transmitir conteúdo. A plataforma possui também mecanismos para facilitar avaliações online, disponibilizar informações como o calendário de aulas e avisos de prazos de trabalhos, além de oferecer um espaço de interação entre alunos e professores, como fóruns de discussão e chat.

Já as empresas podem se beneficiar do sistema para conquistar melhorias de resultados dos colaboradores. No espaço é possível realizar o treinamento de novos funcionários, registrar a participação e também ampliar o engajamento dos
colaboradores, além de transmitir a cultura da empresa.

Quais as vantagens do LMS para empresas?

Após aprender sobre o software e como ele pode ser usado, você pode estar pensando em termos como “desenvolvimento de habilidades” e “capacitação dos colaboradores”. Mas há muito outros benefícios para empresas que investem nessa plataforma:

– Permite a criação, distribuição e venda de cursos online

Seja um curso que você já oferece presencialmente ou algum assunto que você quer dividir seu conhecimento, a plataforma LMS permite que qualquer pessoa tenha acesso ao seu material.

– Facilidade no monitoramento dos alunos

Com o sistema LMS, é possível acompanhar o progresso dos alunos que estão realizando o curso.

– Maior engajamento dos participantes

Com o sistema, é possível oferecer na mesma aula desde textos e imagens até infográficos e vídeos, permitindo que o curso se torne mais atraente e seus alunos, mais focados.

– Redução de custos

Com o curso online, não há necessidade de custos de deslocamento e tempo para os alunos e também os professores.

E quais as vantagens da plataforma EAD para os alunos?

Saiba que com o sistema LMS não é apenas sua empresa que sai ganhando. Para os alunos, também há muitas vantagens em realizar um curso EAD:

– Adequação dos estudos

Seja de final de semana, antes ou depois de um compromisso, durante o almoço ou de madrugada: o curso online permite que o aluno adeque as aulas à rotina dele, permitindo escolher o momento do dia em que ele possa estar mais engajado.

– Aumento de acessibilidade

Os usuários
da plataforma podem participar do treinamento em qualquer lugar do mundo: basta estar em um aparelho eletrônico que tenha acesso à internet

– Todo o acervo do curso nas mãos dos alunos

Se o aluno não entendeu ou se lembra de um conteúdo específico ou até mesmo ficou com uma dúvida durante os estudos, é possível rever as aulas com apenas alguns cliques.

Agora que você já sabe o que é o Sistema de Gestão de Aprendizagem e a importância dele para o mundo EAD, que tal aproveitar para conhecer a plataforma de treinamento da UpBrain?

Criada para empresas e profissionais de todos os portes e segmentos, a plataforma oferece o que você precisa para hospedar seus cursos online e oferecer uma experiência de aprendizagem.

Venha conversar com a gente.