Onboarding virtual: quais as vantagens para sua empresa

Onboarding virtual: quais as vantagens para sua empresa

Os resultados positivos deste processo de integração digital dos novos clientes e colaboradores

O Onboarding virtual é o processo de integração 100% online dos novos funcionários e de novos clientes à empresa. Conheça neste artigo os benefícios que seu empreendimento pode alcançar ao implementar de modo planejado e estratégico o processo de onboarding virtual.

PARA COLABORADORES
Capacitados, motivados e defensores da marca

Alinhamento à cultura organizacional

Os funcionários entendem, desde o início, como funciona a cultura da empresa e se sentem conectados a ela. E com os objetivos alinhados, o colaborador se sente mais motivado a trabalhar.

Estímulo à motivação

É primordial promover clareza e transparência na comunicação interna durante esse período e dedicar-se para fornecer um clima organizacional favorável, que mantenha os funcionários motivados e engajados.

Engajamento com a equipe

Estando de acordo com a cultura apresentada e os valores praticados, os novos colaboradores tendem a se engajar e se transformarem em defensores da marca. Eles acreditam e se comprometem com o futuro da empresa. Isso tudo incentiva o entrosamento da equipe e melhora o clima interno.

Capacitação do novo profissional

O onboarding online é muito mais do que um treinamento do novo funcionário. Estamos aqui falando de gestão de pessoas e neste processo a capacitação é realizada de maneira planejada e eficaz.

Redução do turnover

Colaboradores recém-chegados, quando são bem recebidos e apresentados corretamente, respeitando seu histórico de conhecimento e o quanto eles podem somar às equipes, tendem a permanecer na empresa por muito tempo. O resultado disso é a redução nas taxas de turnover, ou seja, diminui a rotatividade do quadro de colaboradores da empresa.

PARA OS CLIENTES
A primeira impressão é a que fica

Sucesso desde o início

A implementação orientada do onboarding virtual funciona como um guia de uso do novo produto ou serviço adquirido. Essa fase inicial da venda é muito importante para o sucesso da parceria. E se o cliente ficar satisfeito desde o começo, há grandes chances dele indicar sua empresa para outros clientes potenciais.

Motivação com a experiência

O processo de boas-vindas bem organizado facilita, certamente, o engajamento e a motivação do cliente com a ferramenta que está tornando sua experiência mais agradável e, consequentemente, o motiva a continuar comprando e contratando seus produtos e serviços.

Integração de modo eficiente

Para que todos saiam ganhando, é fundamental sua empresa fazer a integração do cliente com eficiência e criatividade. Assim, você consegue acompanhar a evolução de sua jornada, acertar os pontos, mitigar os erros e, com planejamento, garantir os acertos.

Fidelização dos clientes

Quando a jornada inicial de compra finaliza, é fundamental oferecer ao cliente atualizações da compra, novas informações e um acompanhamento mais dedicado da experiência dele com seu empreendimento. Neste sentido, o onboarding virtual trabalha intensamente o pós-venda, fidelizando este cliente e atraindo novos para sua empresa.

Automatizar todo esse processo de integração digital de colaboradores e clientes traz, portanto, uma série de vantagens para sua empresa, incluindo ainda custos mais baixos e uma melhor experiência para todos.

Boas-vindas no negócio

Promova uma boa experiência para seus colaboradores e clientes com o apoio da tecnologia. E desperte o sentimento de engajamento e pertencimento através do onboarding virtual.

Para saber como implementar esta experiência na sua empresa, leia nosso próximo artigo!