Formatos de educação online

Formatos de educação online

O sucesso de um curso online depende do material que você oferece e do quanto consegue manter seus participantes engajados.

Apostar em formatos criativos de conteúdos, com materiais diversificados, pode garantir novas formas de aprendizado e tornar seu curso mais interessante e dinâmico.

Ao estruturar seu curso com criatividade, você também terá prazer em criá-lo e vai agradar públicos com diferentes perfis e interesses, permitindo que os participantes saiam da monotonia e se sintam mais motivados.

Quais formatos você deve usar?

O melhor caminho para descobrir quais os melhores formatos que você deve utilizar em seus cursos é em primeiro lugar conhecer o seu público.

Para isso, você pode levantar os seguintes questionamentos:

  • Quais são as necessidades reais do meu público?
  • Como é a rotina dessas pessoas?
  • Em que momento do dia pretendem realizar o curso?
  • O seu curso é voltado para um ambiente corporativo?
  • Essas pessoas estão em qual fase da vida? Trabalham ou estudam? Já fizeram cursos online?

Formatos criativos de conteúdo

Videoaulas

O formato mais comum e conhecido em cursos online é o das videoaulas. Existem vários tipos e formatos de vídeos que podem garantir resultados melhores para seu curso.

Por meio dos vídeos, o conteúdo é absorvido com mais facilidade, pois permite uma linguagem mais próxima com o público, através dos diversos recursos disponíveis.

Para que os vídeos possam ser visualizados da melhor forma possível, é importante fazer uso de uma plataforma amigável e de boa qualidade.

Webnário

Webnário é um dos principais tipos e formatos de vídeos para aumentar o interesse nas aulas online e incentivar a interação do aluno com orientadores e demais participantes.

Com ele, é possível estabelecer interações em tempo real e acompanhar a participação de forma mais produtiva e com melhores resultados.

O webnário é bastante indicado para eventos de curta duração, para esclarecimentos de dúvidas e grupos de discussões entre alunos e orientadores.

 Storytelling

O storytelling é uma excelente ferramenta para transmitir o conhecimento com o uso da tecnologia, de maneira lúdica e envolvente.

O recurso se baseia em elaborar histórias e narrativas interessantes com o uso de recursos de vídeo que prendam a atenção do aluno, melhorem o rendimento e aprendizado.

 Screencast

Muito útil no ensino à distância, o Screencast é indicado para a produção de apresentações digitais, para detalhamento e explicações aprofundadas sobre determinado assunto.

É utilizado em preparação de aulas que demandem mais conteúdo e permitem efetuar apresentações de áudio e vídeo de forma simultânea, melhorando consideravelmente a didática do curso online.

Videoconferência

Uma das formas de ensino à distância mais eficientes e bastante utilizadas nas empresas e nas universidades. Na videoconferência, os participantes compartilham arquivos em geral: textos, imagens, gráficos e áudios. As conexões podem ser ao vivo ou gravadas pelo tutor.

As melhores ferramentas de comunicação via videoconferência são: Webinar, YouTube Live, Hangouts, palestra online, seminário online, entre outras.

Mas para se ter qualidade na transmissão do material, sem falhas e interrupções, com boa experiência para alunos e tutores, o ideal é usar uma boa plataforma EAD.

 Transmissões ao vivo – Lives

As transmissões ao vivo podem ser o grande diferencial de um curso online, pois nelas os alunos têm a oportunidade de ter contato com o professor para tirar suas dúvidas e aprender mais sobre o conteúdo.

É interessante produzir o conteúdo das transmissões ao vivo para oferecer um material diferenciado e se tornar também uma excelente ferramenta de marketing e divulgação.

 E-books 

Este formato permite investir em um material com baixo custo e grande impacto. Os e-books são ótimos para complementar o material das videoaulas.

Os e-books podem ser baixados pelo próprio aluno, lidos e consultados a qualquer momento, sem necessidade de conexão com internet. E para deixá-lo mais completo, é possível integrar a ele imagens, gráficos e fluxogramas.

Com conteúdos relevantes e bem diagramados, os e-books podem ser muito úteis para o processo de aprendizagem e formação do aluno e ocupam menos espaço de armazenamento nos dispositivos.

Os e-books são disponibilizados em PDF ou Epub. PDF é uma das extensões mais conhecidas para textos, que podem ser lidas em smartphones e desktops. O Epub é uma extensão que vem ganhando cada vez mais atenção no meio digital, pois além de possuir os mesmo benefícios que o PDF, ele é responsivo: se adapta a diferentes dispositivos e facilita a leitura.

Listas

As listas permitem dizer ao leitor desde o início o que ele vai encontrar e qual é a função de cada item, pois ao oferecer conteúdos listados é mais fácil para o leitor associar o material com o assunto abordado.

Testes / Provas / Avaliações / Quiz

Os testes têm grande potencial viral na internet e engajamento do público. Como exemplo, temos as enquetes dos stories no Instagram.

Por isso, incluir alguns testes, provas ou avaliações no seu curso é uma forma criativa e divertida de testar o conhecimento dos seus alunos e engajá-los, além de quebrar a rotina e fixar aprendizados. 

Infográficos

Esse formato permite apresentar, de forma visual e mais didática, informações que podem parecer complexas em outros formatos, como dados e estatísticas, resultados de pesquisas e conteúdos do tipo passo a passo.

Os infográficos organizam, explicam e fornecem as informações de maneira atrativa. Assim, a assimilação do conteúdo se torna mais fácil, interessante e lúdica.

Podcasts

Mídia que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, os podcasts são uma espécie de programa de rádio online.

Nos cursos online, um podcast pode ser uma ferramenta interessante para transmitir em áudio para seus alunos.

O podcast pode ser uma solução complementar ao seu conteúdo visual ou até mesmo ser o formato principal ao produzir todo o curso.

Normalmente fornecidos junto a textos, os podcasts são caracterizados pela voz, ou conjunto de vozes, que falam sobre determinado assunto.

Por isso é necessário ter uma boa oralidade, já que o público se guiará principalmente pela voz, por mais que seja acompanhado pelo texto.

Agora que você já conhece diversos formatos de educação online, selecione os mais adequados para seu curso. E, se precisar, entre em contato para saber mais sobre uma plataforma EAD amigável e de boa qualidade para seu curso online.

Texto Fabiola Iunck

Foto de Alexander Dummer no Pexels