Conheça 5 softwares de captura de tela para criar videoaulas

Conheça 5 softwares de captura de tela para criar videoaulas

Nos dias de hoje, os criadores de conteúdo podem criar suas videoaulas com o auxílio de várias ferramentas. Um dos principais materiais usados nos cursos online atualmente, as videoaulas podem ser poderosas para transmitir o conteúdo de maneira empática e clara.

Muitos criadores, porém, se preocupam com a qualidade visual do conteúdo, principalmente quando eles não possuem uma estrutura profissional ou vasto conhecimento na produção e edição de vídeos.

A boa notícia é que atualmente existem várias ferramentas ao nosso alcance, como a captura de telas, que podem ser utilizadas sem grande conhecimento prévio. Alguns deles são simples e de fácil entendimento, tornando-os acessíveis a todas as pessoas.

Por que usar um gravador de tela?

Ao invés de entregar aos alunos um vídeo onde você aparece falando por 30 minutos, a gravação feita no próprio computador permite com que um assunto seja explicado com mais facilidade.

Mais simples que escrever um texto dando instruções e descrevendo problemas é o screencast (gravação de tela), onde você pode mostrar o que precisa aos alunos.

Com essa ferramenta, você pode compartilhar o que está acontecendo na sua tela, incluindo o movimento do cursor do mouse. Dessa maneira, é possível criar conteúdos explicativos mais didáticos porque os alunos estarão vendo como utilizar aquele programa ou fazer aquela atividade.

Quer saber alguns dos programas utilizados para a gravação de telas? Confira:

Screenflow

Screenflow é um software que proporciona não apenas que o usuário faça captura de telas, permitindo que material gráfico seja exibido durante sua aula, como também possibilita ao criador de conteúdo gravar e editar os vídeos.

Lightworks

Apesar de ser um programa pago, o Lightworks oferece uma ótima versão gratuita do software. Além de ser fácil de usar, ele conta com recursos como aplicação de filtros e exportação para formatos online.

Activepresenter

A grande vantagem do Activepresenter para quem o usa é que além de exportar no formatos mais comuns, como AVI, ele disponibiliza o SCORM, especialmente desenvolvido para ambientes online.

CamStudio

Um dos programas de captura de tela mais populares, o CamStudio permite gravar a atividade de áudio e vídeo do computador e exportar o conteúdo em formato AVI ou Flash (SWF).

Com o programa gratuito, também é possível gravar apenas uma porção da tela e adicionar legendas nos vídeos. E apesar de não contar com recursos de edição de vídeo integrados, os arquivos gerados são compatíveis com os editores mais utilizados. Ele está disponível apenas para Windows.

Movavi

O Movavi oferece versões para Windows e Mac e permite exportar o vídeo para diversos formatos. Apesar de o site anunciar download gratuito, é uma versão de teste que dura 7 dias. O custo do programa é a partir de R$ 49,95.

IceCream Screen Recorder

Fácil de usar e disponível gratuitamente para Windows, Mac e Android, o IceCream Screen Recorder oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de selecionar uma área específica ou gravar tudo o que é exibido, inclusive a imagem da webcam.

Também é possível utilizar ferramentas de anotação e desenho, inserção de logomarca, zoom in e upload de gravações no YouTube, Dropbox e Google Drive. Além disso, o produtor também consegue cortar trechos do vídeo, alterar a qualidade de áudio e imagem e exportar o material em diversos formatos.

Gostou do conteúdo? Já conhecia algum dos softwares de gravação de tela?