A importância da oratória na produção de vídeos

A importância da oratória na produção de vídeos

Muitos sonham em conquistar as pessoas pelo poder da fala. Cícero, filósofo romano conhecido por estudar a arte da oratória, afirmava que um ótimo orador é aquele que instrui, deleita e comove.

Mas se engana quem pensa que essa aptidão é um dom com o qual as
pessoas já nascem sabendo. Técnicas básicas de oratória podem ajudar qualquer
um a conseguir falar bem em frente às câmeras e melhorar a qualidade de seus
vídeos.

Você já produz conteúdo em vídeo ou está pensando em começar? Continue lendo para saber quais técnicas podem ser de grande valia para você!

Por que é necessário
saber se comunicar bem?

Atualmente, a maioria das pessoas passa grande parte do dia se comunicando com outros e consumindo conteúdo online, seja em videoaulas, treinamentos de funcionários, conversando por ligação de vídeo, passando horas no YouTube, ou até mesmo vendo séries e filmes em plataformas de streaming.

Portanto, para poder
se diferenciar e chamar a atenção de quem está assistindo seu conteúdo, é
importante dominar a forma de falar em frente às câmeras. Quer saber quais
técnicas podem ser utilizadas? Confira abaixo algumas orientações que lhe
ajudarão a falar em público e também algumas técnicas para lhe ajudar a
produzir conteúdo audiovisual.

Ao falar em
público, é importante:

Respirar

Muitas pessoas acabam focando na maneira em que estão falando e como o corpo está se mexendo, mas o mais importante, que é a respiração, acaba sendo ignorado. Uma má respiração pode afetar a sua fala, deixar a sua voz trêmula e acabar abalando sua autoconfiança. Lembre-se de respirar de forma suave e natural, preferencialmente pelo diafragma.

Controles os
pensamentos

Ao falar para uma câmera ou para outras pessoas, é normal se sentir intimidado. Muitas vezes quando isso acontece, podemos nos deixar levar por pensamentos negativos. Nosso pensamento e nosso corpo estão intimamente ligados, portanto um interfere no outro. Por isso, é importante tentar controlar os seus pensamentos. Assim, você controlará as suas reações nervosas e aumentará a sua autoconfiança para conseguir falar em público.

Já na hora de
gravar, não se esqueça de:

Capturar a atenção
de quem está assistindo

Tanto ao falar em público como também enquanto grava um vídeo, é importante saber prender a atenção do espectador, para que ele preste atenção no que você está comunicando. Em um vídeo, a atenção nesse ponto deve ser redobrada! Saiba que existem estratégias que você pode adotar para deixar o vídeo mais atrativo.

Efeitos visuais e sonoros são algumas das ferramentas que podem deixar seu material mais interessante. Use esses efeitos nos momentos certos, ajudando a sua mensagem a ser transmitida e compreendida da forma correta.

Cuidar de você

Você está com uma
postura correta? Há algum resto de comida nos seus dentes? Sua roupa está
amassada? É importante prestar atenção na imagem você está transmitindo para o
público ao gravar um vídeo pois, mesmo que involuntariamente, os espectadores
prestam atenção em sua aparência.

Ter um roteiro

Se você pensa em gravar videoaulas, é importante realizar uma preparação antes de ligar a câmera. Ter um roteiro pode lhe ajudar a manter o discurso coerente, linear, coeso e interessante para quem lhe assiste. Uma sugestão é criar uma lista de tópicos essenciais para não se esquecer de nenhuma informação importante!

Ensaiar sozinho, na
frente do espelho ou até mesmo com a câmera

Uma das grandes vantagens dos vídeos gravados é que você não fica diretamente em frente ao público. Então, que tal usar essa vantagem ao seu favor? Ensaie uma, duas ou mais vezes antes de começar a gravar. Se quiser analisar a sua oratória, que tal gravar o conteúdo e assisti-lo para fazer anotações?

Mas atenção:
ensaiar não é o mesmo que decorar. Não se esqueça de agir de maneira natural durante
a gravação.

Tomar cuidado com a
linguagem corporal

A linguagem corporal também complementa a transmissão de informações e pode ser decisiva na oratória. Então ensaie também os movimentos quando for preparar o texto. A recomendação é encontrar um meio-termo para não ficar completamente parado durante a gravação, mas também não tirar a atenção do conteúdo com gestos exagerados.

FONTE: Hotmart