5 recursos para buscar em uma plataforma EAD

5 recursos para buscar em uma plataforma EAD

A Educação a Distância (EAD) é uma das modalidades de ensino que mais cresce no Brasil. Desde cursos livres e corporativos até graduações e pós-graduações, a metodologia é cada vez mais buscada por estudantes, assim como empresas, que desejam aprender ou ensinar em qualquer lugar a qualquer momento.

Atualmente, ensinar a distância é muito mais que apenas as tradicionais videoaulas, principal forma de ensino desse modelo. Se você produz aulas online ou quer iniciar treinamentos utilizando uma plataforma LMS, confira alguns dos recursos que você deve buscar para oferecer um ensino de qualidade.

O que é LMS?

Vamos começar com o principal: o que é LMS? A sigla, que vem do inglês Learning Management System, é conhecida em português como Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Esse sistema auxilia professores e instituições a criarem uma “sala de aula virtual”, transportando o ambiente educativo presencial para um espaço virtual de ensino.

Para uma instituição de ensino ou um professor autônomo, o software oferece mecanismos para facilitar avaliações online, disponibilizar informações como o calendário de aulas e avisos de prazos de trabalhos, além de oferecer um espaço de interação entre alunos e professores, como fóruns de discussão e chat.

Já as empresas podem se beneficiar do sistema para conquistar melhorias de resultados dos colaboradores. No espaço é possível realizar o treinamento de novos funcionários, registrar a participação e também ampliar o engajamento dos colaboradores, além de transmitir a cultura da empresa.

Quais são os recursos oferecidos na plataforma?

Dentre os recursos que auxiliarão a aprendizagem do aluno estão:

Gamificação

Termo derivado de “game”, a gamificação representa mecanismos e estratégias de jogos em outros contextos, como o empresarial. Como a maioria das pessoas já teve contato com um videogame, o objetivo desse conceito é usar alguns métodos dos jogos para que, por exemplo, atividades do trabalho sejam tão prazerosas quanto as horas dedicadas aos games.

Aulas com trilhas

Em plataformas como a UpBrain, é oferecida a possibilidade de produzir um curso sequencial. Se você deseja que os alunos aprendam seguindo uma ordem específica de aulas, saiba que essa é uma possibilidade no mundo EAD.

Personalização do ambiente

Quer colocar as cores da sua empresa nas aulas? Uma logomarca que representa sua instituição? É possível personalizar uma plataforma LMS para que seus alunos e/ou funcionários se sintam parte de um verdadeiro espaço de aprendizagem.

Autonomia dentro da plataforma

Não é apenas na personalização do ambiente que você pode fazer as decisões. Com a liberação de gerente é possível ativar a permissão de senha para que o curso só seja realizado mediante a autorização de um superior. Também existe um log (registro) de todas as atividades realizadas pelos estudantes e a possibilidade de realizar avaliações para saber como está o aprendizado dos participantes.

Integração com outros ambientes online

Uma plataforma de cursos online pode oferecer uma plataforma via API – instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo ou software – para integrar novas ferramentas para fazer com que o seu negócio EAD seja o mais completo e eficaz para os seus alunos. Com esse conjunto você pode incorporar novas funcionalidades que farão com que sua plataforma LMS se torne ainda mais completa e intuitiva.

Certificados automáticos para os alunos

Sabia que é possível permitir que seus alunos façam o download dos certificados após a finalização e aprovação curso? Basta configurar a emissão automática de um certificado caso ele tenha terminado todas as aulas e atingido a nota mínima no curso – definida pelo gerente ou administrador.

Esses são apenas alguns dos recursos que você deve buscar ao contratar uma plataforma de ensino EAD. E se você está buscando uma plataforma que oferece todas essas possibilidades, que tal a UpBrain? Se quiser saber mais, basta entrar em contato com um dos especialistas da empresa.