5 motivos para investir em treinamentos EAD para franquias

5 motivos para investir em treinamentos EAD para franquias

Treinamento à distância de colaboradores permite que empresa motive funcionários oferecendo cursos de qualidade por custo reduzido

Em 2018, o
setor de franchising no Brasil faturou R$ 174 bilhões, um crescimento de 7,1%
em relação à 2017. A média de unidades por rede cresceu,3,9% em um ano,
provocando um aumento de 8,8% na contratação de funcionários – passando de 1,19
milhão para 1,29 milhão de colaboradores.

Os números da
ABF (Associação Brasileira de Franchising) não mentem: as franquias se
consolidam cada vez mais no mercado. Porém, como manter a qualidade e o padrão
com todos os seus franqueados, que podem estar em outros Estados ou até outros
países, sem afetar os lucros da empresa? O EAD (Ensino à distância) surge como
uma solução e nesse artigo você verá 5 motivos porque você deve considerar
investir nessa modalidade de ensino.

Padronização dos processos

Arroz em cima
ou embaixo do feijão? Cada um tem uma preferência e uma maneira diferente de montar
um prato de comida, por exemplo. Porém, quem busca uma franquia, opta pela
segurança de saber que está recebendo o que está comprando. Por isso, o ensino
dos franqueados permite que todos saibam todos os processos necessários para
fazer com que um produto ou serviço chegue até o cliente do jeito que lhe foi prometido:
seja o arroz em cima ou por baixo do feijão.

Capacitação contínua

Apesar de o
treinamento ser muitas vezes oferecido a pessoas recentemente contratadas ou
franquias recém-inauguradas, é importante manter os colaboradores capacitados
durante toda a carreira.

Quem é
treinado continuamente costuma permanecer mais motivado e se sente mais
responsável e ciente do trabalho que está realizando.

Treinamentos
contínuos permite que os funcionários “reciclem” o aprendizado e consigam checar
se estão seguindo todos os padrões da franquia. Esse tipo de ensino também
permite que o material de ensino seja atualizado com facilidade para todos, já
que só é necessário entrar na plataforma para realizar mudanças em um curso.

Avaliação dos resultados

Com uma
plataforma EAD, é possível acompanhar o desenvolvimento dos funcionários e
saber se todos estão acompanhando as classes e realizando as atividades
solicitadas. Também é possível descobrir quais conteúdos tem mais engajamento,
são mais acessados ou não estão sendo bem aceitos entre os alunos.

Redução de gastos

Um
treinamento de colaboradores por ensino à distância permite que os
franqueadores – e os franqueados – reduzam gastos não apenas financeiros, mas
também de tempo. Esse tipo de educação permite que, com uma vídeo-aula,
inúmeras franquias recebam o mesmo treinamento ao mesmo tempo e estejam
preparadas para o trabalho.

Geração de confiança e motivação dos funcionários

O
treinamento de franqueados é uma oportunidade de fortalecer a comunicação e
gerar proximidade, descrevendo os objetivos e a cultura organizacional de uma empresa.
Esse tipo de engajamento também permite que os colaboradores entendam a
participação deles no negócio, os fazendo se sentir mais valorizados e
motivados.

Decidi investir em
treinamentos EAD. E agora?

Em
conclusão, é possível perceber que os treinamentos EAD proporcionam benefícios
para os franqueadores assim como para os franqueados, permitindo oferecer um
curso de qualidade em qualquer lugar por um custo reduzido.

Para poder entregar o melhor para os franqueados, é importante procurar uma plataforma EAD que pode oferecer o apoio e praticidade necessários para ter um curso de sucesso. Uma plataforma como a da UpBrain.

Criada
para empresas e profissionais de todos os portes e segmentos, a ferramenta
oferece o que você precisa para hospedar seu curso online e oferecer uma
excelente experiência de aprendizagem.

E se você ficou com alguma dúvida, só entrar em contato com um dos nossos especialistas para saber mais dos recursos oferecidos pela UpBrain.